EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPORTÂNCIA E CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA SUSTENTÁVEL EM RECIFE/PERNAMBUCO
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Tendo por base o ensino de Ciências na perspectiva libertadora, permite-se a interligação entre a Educação Básica, cidadania e sustentabilidade, com vistas à formação de pessoas comprometidas com a sustentabilidade. É por meio desse espaço reflexivo que os indivíduos observam as questões ambientais, a fim de tomar decisões assertivas em defesa do Meio Ambiente. Gobara (1992) afirma que a educação ambiental pode ser entendida como a preparação dos indivíduos para o exercício da cidadania, onde esses sujeitos têm capacidades críticas para analisarem as relações entre ciência, tecnologia, sociedade, viabilizando-se condições para construção de conhecimentos, como também garantia de melhorias nas condições de vida do povo. Neste estudo de caso se aplicou questionários estruturados para os alunos do ensino médio do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) da Escola Estadual do Recife, com o objetivo de avaliar a educação ambiental no ensino de Ciências. Mediante a análise dos resultados recolhidos, os dados revelam que a abordagem desta temática nas situações didáticas que se vivenciaram proporcionou a aprendizagem significativa para a maioria dos estudantes, evidenciando-se o quanto a educação ambiental no ensino de ciências é significante, e que pode ajudar esses discentes no processo formativo de cidadania sustentável." 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