ENTRE PALAVRAS E VIVÊNCIAS: O ENSINO DE LITERATURA COMO ATO POLÍTICO NO UPT/UNEB
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A proposta parte da concepção de que a literatura, quando trabalhada de forma crítica e contextualizada, torna-se um instrumento de escuta, reconhecimento e resistência frente às desigualdades educacionais e simbólicas que marcam os trajetos dos estudantes da rede pública. O trabalho propõe refletir sobre como a escolha de autores(as) periféricos(as), negros(as), indígenas, nordestinos(as) e de outras identidades historicamente silenciadas pode contribuir para o fortalecimento da autoestima, da representatividade e da capacidade analítica dos/as alunos/as frente aos desafios do vestibular e da vida. A abordagem adotada é qualitativa, com base em um relato de experiência, considerando o envolvimento direto do/a autor/a no planejamento e na aplicação das aulas, bem como no registro reflexivo das práticas pedagógicas desenvolvidas. Serão utilizadas também rodas de conversa com estudantes, registros de produção textual e observações de interações em sala como instrumentos de análise. 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