Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CAMINHOS DA ESPERANÇA: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Em um mundo marcado por violações históricas da dignidade humana, a educação em Direitos Humanos surge como um farol para a transformação, como espaço vital para a construção de uma cultura de paz, justiça e dignidade. Inspirado na revisão bibliográfica de artigos disponíveis em livros físicos, anais de eventos, Google Acadêmico, PepSic, SciElo, Capes e outros indexadores de trabalhos acadêmicos, este artigo expõe reflexões importantes para a educação em direitos humanos tais como a formação do sujeito de direito e o empoderamento individual. Explora também como a psicologia educacional e a pedagogia da memória se entrelaçam para construir caminhos de esperança, orientados pelo princípio do “nunca mais” — um compromisso ético com a não repetição de atrocidades que marcaram a história da humanidade. Através da educação, é possível semear justiça e dignidade. Educar para o “nunca mais” implica cultivar uma convivência pautada no respeito às diferenças, no acesso a direitos básicos e na valorização da autenticidade. Isso exige uma educação que problematize contextos locais e promova pertencimento e pensamento crítico. O “nunca mais” não é um ponto final, mas um caminho que se abre quando transformamos memórias difíceis em alicerces para um futuro mais humano. Juntas, a psicologia educacional e a pedagogia da memória nos lembram que a esperança não é utopia, é ação coletiva, feita de pequenos gestos que honram o passado e protegem o amanhã.

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