O CORPO E O ENSINO: REVISÃO DE LITERATURA EM PESQUISAS DA ÁREA NOS ANOS DE 2015-2024
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126889 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4711 "inscrito_id" => 11231 "titulo" => "O CORPO E O ENSINO: REVISÃO DE LITERATURA EM PESQUISAS DA ÁREA NOS ANOS DE 2015-2024" "resumo" => "O presente artigo traz resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em andamento. O trabalho tem natureza qualitativa e utiliza-se da metodologia de revisão bibliográfica com o objetivo de trazer discussões sobre o que vem sendo pesquisado em relação ao tema do corpo na área de pesquisas do ensino em ciência com o recorte temporal de 2015 a 2024. Para tanto, foram analisados sete periódicos, sendo 6 destes da área geral de ensino de ciências e 1 da área específica da biologia. A revisão foi realizada sumário e sumário, totalizando 17 artigos que foram lidos integralmente e divididos em quatro categorias, de acordo com a natureza dos trabalhos, sendo estas: 5 artigos que propuseram análise de materiais relacionados ao ensino do corpo - com ênfase em análise de Livros didáticos; 6 artigos que discutem a percepção do estudantes frente ao tema, seja através de atividades realizadas ou com outras metodologias como formulários e questionários; 4 ensaios teóricos e 2 trabalhos que apresentam relatos de experiência atrelados a percepção docente frente ao tema. As principais conclusões apontam para as categorias com maior quantidade de trabalhos, que denotam que os estudos das áreas têm se voltado para análises críticas de materiais didáticos que tratam do ensino do corpo; além da percepção dos estudantes e suas demandas em relação ao tema. Conclui-se ainda que a maior parte dos trabalhos recentes sobre o corpo humano e seu ensino, se relacionam diretamente com outras temáticas como a sexualidade e questões de gênero, denotando uma tendência para as pesquisas e o ensino no que tange o tema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11231_TB4711_22102025155545.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE DA CONCEIÇÃO BECK" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "acbeck0@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126889 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4711 "inscrito_id" => 11231 "titulo" => "O CORPO E O ENSINO: REVISÃO DE LITERATURA EM PESQUISAS DA ÁREA NOS ANOS DE 2015-2024" "resumo" => "O presente artigo traz resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em andamento. O trabalho tem natureza qualitativa e utiliza-se da metodologia de revisão bibliográfica com o objetivo de trazer discussões sobre o que vem sendo pesquisado em relação ao tema do corpo na área de pesquisas do ensino em ciência com o recorte temporal de 2015 a 2024. Para tanto, foram analisados sete periódicos, sendo 6 destes da área geral de ensino de ciências e 1 da área específica da biologia. A revisão foi realizada sumário e sumário, totalizando 17 artigos que foram lidos integralmente e divididos em quatro categorias, de acordo com a natureza dos trabalhos, sendo estas: 5 artigos que propuseram análise de materiais relacionados ao ensino do corpo - com ênfase em análise de Livros didáticos; 6 artigos que discutem a percepção do estudantes frente ao tema, seja através de atividades realizadas ou com outras metodologias como formulários e questionários; 4 ensaios teóricos e 2 trabalhos que apresentam relatos de experiência atrelados a percepção docente frente ao tema. As principais conclusões apontam para as categorias com maior quantidade de trabalhos, que denotam que os estudos das áreas têm se voltado para análises críticas de materiais didáticos que tratam do ensino do corpo; além da percepção dos estudantes e suas demandas em relação ao tema. Conclui-se ainda que a maior parte dos trabalhos recentes sobre o corpo humano e seu ensino, se relacionam diretamente com outras temáticas como a sexualidade e questões de gênero, denotando uma tendência para as pesquisas e o ensino no que tange o tema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11231_TB4711_22102025155545.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE DA CONCEIÇÃO BECK" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "acbeck0@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }