Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GRUPO DE ESTUDOS EM RACIALIDADES COMO LOCÚS CONTRACOLONIAL: NOVAS FORMAS DE AQUILOMBAMENTO DE IDENTIDADES NEGRAS NA TRAJETÓRIA UNIVERSITÁRIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação racista por muito tempo se apresentou de maneira intocável, perpetuando a identidade do negro como pobre, subalterno, e o branco como ideal de sucesso e de senhor a ser atendido. Assim, o racismo se fez e, ainda, se faz presente no cotidiano com a manutenção da ideia de que o esforço pessoal é o único fator para o sucesso, o que exclui questões a cerca das desigualdades sociais e privilégios dos brancos. Embora haja políticas públicas que engajam no movimento de acesso equitativo dos negros nas universidades do País, torna-se necessário espaços contracoloniais que ancore o processo de permanência (simbólica) dos estudantes nos espaços universitários. À vista disso, o presente trabalho tem o objetivo de apontar as ressonâncias férteis do grupo em relações étnico-raciais implementado numa faculdade de Olinda, em Pernambuco. Trata-se de um relato de experiência que enfatiza o lugar da narração dos autores-negros estudantes do grupo. Concluímos que o coletivo formado mobiliza atenção nas diversas estruturas, dentro e fora das salas de aula, convocando os diversos profissionais e alunos na temática racial e na descolonização dos currículos. Ainda, o grupo se torna um espaço de resistência, quilombo, em que o trânsito em dilemas subjetivos e no processo formativo dos estudantes são reconhecidos e coletivizados.

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