Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS, ESTRATÉGIAS E REFLEXÕES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: O ESTUDO DE CASO EM UMA REALIDADE NO INTERIOR DE ALAGOAS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126892
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4717
    "inscrito_id" => 10558
    "titulo" => "DESAFIOS, ESTRATÉGIAS E REFLEXÕES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: O ESTUDO DE CASO EM UMA REALIDADE NO INTERIOR DE ALAGOAS."
    "resumo" => "A inclusão escolar está interligada a uma abordagem intrínseca ao acesso, participação, permanência e aprendizagem de todos os estudantes público-alvo da educação especial. Garantia esta instituída em diversos documentos normativos brasileiros que preconiza sobre os direitos e deveres deste público. No entanto, é perceptível que inúmeras barreiras físicas, pedagógicas, atitudinais e sociais incidem com preponderância no âmbito educacional, contrapondo-se ao modelo biopsicossocial de aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo desse estudo é analisar as barreiras para efetivar a inclusão escolar no ensino médio vislumbrando as práticas pedagógicas por meio de observações e ações desenvolvidas pelos professores. O estudo está pautado nas pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso, como instrumento de coleta de dados propõe-se a observação com suporte em diário de campo e foi analisado por meio da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que prevalecem como prática pedagógica um ensino programático com ausência de conhecimentos na área da inclusão escolar, alguns professores do ensino regular apresentam dificuldades para atuar com os estudantes com deficiência e compreender as múltiplas inteligências para promover assim o currículo acessível. Além disso foi observado ações capacitistas para com os estudantes com deficiência por meio de um olhar médico. Factualmente há escassez de formação continuada na área de inclusão escolar, resistência dos professores de sala comum para promover acessibilidade em suas aulas e isso impacta na atuação dos professores de educação especial, que por é vezes visto como único profissional que atua junto aos estudantes com deficiência no quesito da aprendizagem. Faz-se necessário novos estudos que promovam ações na perspectiva inclusiva favoráveis a desconstrução de barreiras no âmbito educacional, inclusive com ações anticapacitistas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10558_TB4717_30102025105753.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JORDANA DA ROCHA DANTAS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JORDANA"
    "autor_email" => "jordanadantas123@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126892
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4717
    "inscrito_id" => 10558
    "titulo" => "DESAFIOS, ESTRATÉGIAS E REFLEXÕES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: O ESTUDO DE CASO EM UMA REALIDADE NO INTERIOR DE ALAGOAS."
    "resumo" => "A inclusão escolar está interligada a uma abordagem intrínseca ao acesso, participação, permanência e aprendizagem de todos os estudantes público-alvo da educação especial. Garantia esta instituída em diversos documentos normativos brasileiros que preconiza sobre os direitos e deveres deste público. No entanto, é perceptível que inúmeras barreiras físicas, pedagógicas, atitudinais e sociais incidem com preponderância no âmbito educacional, contrapondo-se ao modelo biopsicossocial de aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo desse estudo é analisar as barreiras para efetivar a inclusão escolar no ensino médio vislumbrando as práticas pedagógicas por meio de observações e ações desenvolvidas pelos professores. O estudo está pautado nas pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso, como instrumento de coleta de dados propõe-se a observação com suporte em diário de campo e foi analisado por meio da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que prevalecem como prática pedagógica um ensino programático com ausência de conhecimentos na área da inclusão escolar, alguns professores do ensino regular apresentam dificuldades para atuar com os estudantes com deficiência e compreender as múltiplas inteligências para promover assim o currículo acessível. Além disso foi observado ações capacitistas para com os estudantes com deficiência por meio de um olhar médico. Factualmente há escassez de formação continuada na área de inclusão escolar, resistência dos professores de sala comum para promover acessibilidade em suas aulas e isso impacta na atuação dos professores de educação especial, que por é vezes visto como único profissional que atua junto aos estudantes com deficiência no quesito da aprendizagem. Faz-se necessário novos estudos que promovam ações na perspectiva inclusiva favoráveis a desconstrução de barreiras no âmbito educacional, inclusive com ações anticapacitistas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10558_TB4717_30102025105753.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JORDANA DA ROCHA DANTAS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JORDANA"
    "autor_email" => "jordanadantas123@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A inclusão escolar está interligada a uma abordagem intrínseca ao acesso, participação, permanência e aprendizagem de todos os estudantes público-alvo da educação especial. Garantia esta instituída em diversos documentos normativos brasileiros que preconiza sobre os direitos e deveres deste público. No entanto, é perceptível que inúmeras barreiras físicas, pedagógicas, atitudinais e sociais incidem com preponderância no âmbito educacional, contrapondo-se ao modelo biopsicossocial de aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo desse estudo é analisar as barreiras para efetivar a inclusão escolar no ensino médio vislumbrando as práticas pedagógicas por meio de observações e ações desenvolvidas pelos professores. O estudo está pautado nas pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso, como instrumento de coleta de dados propõe-se a observação com suporte em diário de campo e foi analisado por meio da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que prevalecem como prática pedagógica um ensino programático com ausência de conhecimentos na área da inclusão escolar, alguns professores do ensino regular apresentam dificuldades para atuar com os estudantes com deficiência e compreender as múltiplas inteligências para promover assim o currículo acessível. Além disso foi observado ações capacitistas para com os estudantes com deficiência por meio de um olhar médico. Factualmente há escassez de formação continuada na área de inclusão escolar, resistência dos professores de sala comum para promover acessibilidade em suas aulas e isso impacta na atuação dos professores de educação especial, que por é vezes visto como único profissional que atua junto aos estudantes com deficiência no quesito da aprendizagem. Faz-se necessário novos estudos que promovam ações na perspectiva inclusiva favoráveis a desconstrução de barreiras no âmbito educacional, inclusive com ações anticapacitistas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.