A FORMAÇÃO INTEGRADA E O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126893 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4720 "inscrito_id" => 1908 "titulo" => "A FORMAÇÃO INTEGRADA E O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo central refletir sobre a contribuição da Educação Física (EF) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), especialmente no contexto do Ensino Médio Integrado (EMI), à luz da concepção de Formação Integrada (FI). A partir de uma abordagem teórico-reflexiva, são analisadas as conexões entre a EF e os princípios que fundamentam uma formação omnilateral, conforme discutido por autores como Gramsci, Ciavatta, Ramos, Sant’Ana, entre outros. Discorre-se sobre o trabalho como princípio educativo, defendendo que a formação humana deve articular conhecimentos técnicos, científicos, culturais e corporais, rompendo com a histórica dualidade entre ensino intelectual e manual. A EF, enquanto componente curricular da formação geral, é posicionada como elemento fundamental para o desenvolvimento integral dos estudantes, promovendo vivências significativas que envolvem a cultura corporal do movimento. Neste sentido, o texto destaca o papel da EF na construção de uma educação emancipadora, crítica e inclusiva, capaz de formar sujeitos autônomos, conscientes de seu corpo e do contexto social em que estão inseridos. Também se aborda a necessidade de superar a visão fragmentada da educação, defendendo a EF como mediadora entre o saber técnico e o saber humanístico. Por fim, reafirma-se a importância da EF na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, contribuindo efetivamente para a formação cidadã no âmbito da EPT." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1908_TB4720_30102025192011.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARLENE LEÃO DE LIMA DUARTE" "autor_nome_curto" => "ARLENE LEÃO" "autor_email" => "arlene.duarte@ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126893 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4720 "inscrito_id" => 1908 "titulo" => "A FORMAÇÃO INTEGRADA E O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo central refletir sobre a contribuição da Educação Física (EF) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), especialmente no contexto do Ensino Médio Integrado (EMI), à luz da concepção de Formação Integrada (FI). A partir de uma abordagem teórico-reflexiva, são analisadas as conexões entre a EF e os princípios que fundamentam uma formação omnilateral, conforme discutido por autores como Gramsci, Ciavatta, Ramos, Sant’Ana, entre outros. Discorre-se sobre o trabalho como princípio educativo, defendendo que a formação humana deve articular conhecimentos técnicos, científicos, culturais e corporais, rompendo com a histórica dualidade entre ensino intelectual e manual. A EF, enquanto componente curricular da formação geral, é posicionada como elemento fundamental para o desenvolvimento integral dos estudantes, promovendo vivências significativas que envolvem a cultura corporal do movimento. Neste sentido, o texto destaca o papel da EF na construção de uma educação emancipadora, crítica e inclusiva, capaz de formar sujeitos autônomos, conscientes de seu corpo e do contexto social em que estão inseridos. Também se aborda a necessidade de superar a visão fragmentada da educação, defendendo a EF como mediadora entre o saber técnico e o saber humanístico. Por fim, reafirma-se a importância da EF na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, contribuindo efetivamente para a formação cidadã no âmbito da EPT." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1908_TB4720_30102025192011.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARLENE LEÃO DE LIMA DUARTE" "autor_nome_curto" => "ARLENE LEÃO" "autor_email" => "arlene.duarte@ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }