CIÊNCIA EM FOCO: POPULARIZAÇÃO NOS LABORATÓRIOS VIA TIKTOK
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126895 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4723 "inscrito_id" => 4774 "titulo" => "CIÊNCIA EM FOCO: POPULARIZAÇÃO NOS LABORATÓRIOS VIA TIKTOK" "resumo" => "O presente projeto de extensão foi executado entre 01 de agosto de 2023 e 31 de julho de 2024, com o propósito de fomentar a popularização da ciência por meio da divulgação das atividades realizadas nos laboratórios de pesquisa da fazenda escola do Instituto Federal Goiano – Campus Iporá. Fundamentado na perspectiva teórica da aproximação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), o projeto teve como eixo central a democratização do conhecimento científico, utilizando-se das mídias digitais como ferramentas de mediação e diálogo com a comunidade. A proposta deu continuidade a iniciativas anteriores e utilizou a plataforma TikTok como ambiente de socialização científica, por meio do canal AgroLab.IF. A escolha dessa rede se justifica pela sua capilaridade e capacidade de engajamento, sobretudo entre os públicos jovens, permitindo a circulação de saberes em formatos acessíveis e atraentes. A metodologia envolveu a produção de conteúdos audiovisuais com apoio técnico de servidores e de um discente bolsista, incorporando uma abordagem dialógica e interdisciplinar. Os vídeos foram elaborados semanalmente e publicados quinzenalmente, com acompanhamento sistemático e avaliações formativas. Ao todo, foram produzidos 10 vídeos, que juntos alcançaram mais de 18.600 visualizações. Esses resultados evidenciam o potencial das redes sociais como instrumentos pedagógicos e extensionistas, capazes de promover a formação científica cidadã e fortalecer o papel social das instituições públicas de ensino. O projeto reafirma a importância da extensão como dimensão indissociável do ensino e da pesquisa, comprometida com a transformação social, o acesso equitativo ao conhecimento e a valorização da ciência como bem comum." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4774_TB4723_30102025211338.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURIELLY MARIA ITACARAMBI DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LAURIELLY" "autor_email" => "laurielly100@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126895 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4723 "inscrito_id" => 4774 "titulo" => "CIÊNCIA EM FOCO: POPULARIZAÇÃO NOS LABORATÓRIOS VIA TIKTOK" "resumo" => "O presente projeto de extensão foi executado entre 01 de agosto de 2023 e 31 de julho de 2024, com o propósito de fomentar a popularização da ciência por meio da divulgação das atividades realizadas nos laboratórios de pesquisa da fazenda escola do Instituto Federal Goiano – Campus Iporá. Fundamentado na perspectiva teórica da aproximação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), o projeto teve como eixo central a democratização do conhecimento científico, utilizando-se das mídias digitais como ferramentas de mediação e diálogo com a comunidade. A proposta deu continuidade a iniciativas anteriores e utilizou a plataforma TikTok como ambiente de socialização científica, por meio do canal AgroLab.IF. A escolha dessa rede se justifica pela sua capilaridade e capacidade de engajamento, sobretudo entre os públicos jovens, permitindo a circulação de saberes em formatos acessíveis e atraentes. A metodologia envolveu a produção de conteúdos audiovisuais com apoio técnico de servidores e de um discente bolsista, incorporando uma abordagem dialógica e interdisciplinar. Os vídeos foram elaborados semanalmente e publicados quinzenalmente, com acompanhamento sistemático e avaliações formativas. Ao todo, foram produzidos 10 vídeos, que juntos alcançaram mais de 18.600 visualizações. Esses resultados evidenciam o potencial das redes sociais como instrumentos pedagógicos e extensionistas, capazes de promover a formação científica cidadã e fortalecer o papel social das instituições públicas de ensino. O projeto reafirma a importância da extensão como dimensão indissociável do ensino e da pesquisa, comprometida com a transformação social, o acesso equitativo ao conhecimento e a valorização da ciência como bem comum." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4774_TB4723_30102025211338.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURIELLY MARIA ITACARAMBI DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LAURIELLY" "autor_email" => "laurielly100@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }