Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ELAS NO COMANDO: PROTAGONISMO FEMININO NEGRO NA LITERATURA BRASILEIRA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo vai discorrer a respeito da promoção do letramento literário preconizado por Cosson (2014) e a aquisição da oralidade-letrada, fundamentada em Bortoni-Ricardo (2004), a partir do trabalho com o poema “Vozes-mulheres”, Conceição Evaristo, para fomentar discussões em torno de como a mulher e, principalmente, a mulher negra era e ainda é tratada em nossa sociedade, bem como refletir sobre a misoginia institucionaliza em uma construção social patriarcal que vem sendo perpetuada de maneira estrutural até os dias atuais. Vale ressaltar que a valorização e o trabalho com a oralidade em sala de aula são extremamente importantes e indispensáveis, por ser essa uma modalidade da língua vista como “natural” e muitas vezes desleixada, que não é observada como objeto pedagógico da maioria dos professores. E, para além da oralidade, requer uma maior atenção a oralidade-letrada, modalidade de natureza formal e que requer um maior monitoramento da fala e seleção de vocabulário, necessitando da intervenção e orientação do professor. Como instrumento de geração de dados, a fim de conseguir atingir os objetivos, tanto ligados à promoção da oralidade-letrada como do letramento literário, através de obras de autoria feminina, utilizaremos a roda de conversa e a apresentação de seminários sobre a vida e obra das autoras, Carolina Maria de Jesus, Cidinha da Silva, Maria Firmina dos Reis, Lélia Gonzales e Djamila Ribeiro. Logo, após a execução das ações, espera-se que tanto a conscientização de que pequenas atitudes reproduzem atitudes preconceituosas enraizadas e que precisamos combatê-las, como desenvolver a oralidade-letrada, como promotora de uma comunicação clara, e apropriada para determinadas situações de comunicação mais monitoradas.

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