HORTA EDUCATIVA: PERCEPÇÕES E REPRESENTAÇÃO DAS PROFESSORAS NA EDUCAÇÃO EM MUDANÇAS CLIMÁTICAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126905 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4740 "inscrito_id" => 13330 "titulo" => "HORTA EDUCATIVA: PERCEPÇÕES E REPRESENTAÇÃO DAS PROFESSORAS NA EDUCAÇÃO EM MUDANÇAS CLIMÁTICAS" "resumo" => "As hortas educativas constituem poderosos ambientes de aprendizagem ao ar livre para abordar o tema das mudanças climáticas e promover a ação climática de educadores e educandos. Mas nossos professores, muitas vezes, não são preparados para ensinar sobre as mudanças climáticas e enfrentar esse desafio global. Nossa pesquisa observou como professoras da Educação Infantil atuam em um projeto de horta educativa na coparticipação com um educador ambiental, relacionando os temas pertinentes à Educação em Mudanças Climáticas e a Educação Ambiental. O foco educativo com crianças pequenas foi centrado na relação com a natureza onde o aprendizado pode ser cognitivo (aprender com coisas sobre a natureza) e experiencial (ver na natureza e aprender com ela). Nossos resultados mostraram que a interação entre as professoras e o educador ambiental fortaleceu o projeto e encorajou as professoras tanto na execução das atividades ao ar livre como na iniciativa de buscar novos aprendizados de metodologias participativas. Verificamos que a formação inicial das professoras não priorizou as temáticas científicas e ambientais sendo isso uma das barreiras que enfraquecem o potencial dessas atividades serem plenamente desenvolvidas. Por fim, compreendemos que a inserção da Educação em Mudanças Climáticas no Projeto Político Pedagógico da Instituições escolares da Educação Infantil pode ser uma boa oportunidade para estimular a execução das atividades ambientais nas escolas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13330_TB4740_15102025105015.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEBORAH TERRELL" "autor_nome_curto" => "DEBORAH" "autor_email" => "dehterrell@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126905 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4740 "inscrito_id" => 13330 "titulo" => "HORTA EDUCATIVA: PERCEPÇÕES E REPRESENTAÇÃO DAS PROFESSORAS NA EDUCAÇÃO EM MUDANÇAS CLIMÁTICAS" "resumo" => "As hortas educativas constituem poderosos ambientes de aprendizagem ao ar livre para abordar o tema das mudanças climáticas e promover a ação climática de educadores e educandos. Mas nossos professores, muitas vezes, não são preparados para ensinar sobre as mudanças climáticas e enfrentar esse desafio global. Nossa pesquisa observou como professoras da Educação Infantil atuam em um projeto de horta educativa na coparticipação com um educador ambiental, relacionando os temas pertinentes à Educação em Mudanças Climáticas e a Educação Ambiental. O foco educativo com crianças pequenas foi centrado na relação com a natureza onde o aprendizado pode ser cognitivo (aprender com coisas sobre a natureza) e experiencial (ver na natureza e aprender com ela). Nossos resultados mostraram que a interação entre as professoras e o educador ambiental fortaleceu o projeto e encorajou as professoras tanto na execução das atividades ao ar livre como na iniciativa de buscar novos aprendizados de metodologias participativas. Verificamos que a formação inicial das professoras não priorizou as temáticas científicas e ambientais sendo isso uma das barreiras que enfraquecem o potencial dessas atividades serem plenamente desenvolvidas. Por fim, compreendemos que a inserção da Educação em Mudanças Climáticas no Projeto Político Pedagógico da Instituições escolares da Educação Infantil pode ser uma boa oportunidade para estimular a execução das atividades ambientais nas escolas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13330_TB4740_15102025105015.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEBORAH TERRELL" "autor_nome_curto" => "DEBORAH" "autor_email" => "dehterrell@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }