MÍMICA DO SABER: ESTRATÉGIA LÚDICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126908 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4744 "inscrito_id" => 7435 "titulo" => "MÍMICA DO SABER: ESTRATÉGIA LÚDICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "As metodologias ativas no ensino de Ciências tem se revelado uma abordagem eficaz para engajar os estudantes e promover uma aprendizagem significativa. Dentre as metodologias, os jogos didáticos se destacam por estimular a interação entre os alunos, desenvolver o raciocínio lógico e facilitar a assimilação dos conteúdos de forma dinâmica e prazerosa. Este trabalho objetivou relatar a experiência pedagógica com a utilização do jogo “Mímica do Saber” como ferramenta de ensino para os conteúdos de Saneamento Básico e Reino Animal, nas turmas de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II, em uma escola pública do município de Codó, Maranhão. A atividade foi realizada durante o período de estágio supervisionado. Inicialmente, os alunos foram organizados em duplas. Um integrante da dupla recebia uma ficha contendo um termo ou conceito relacionado aos conteúdos. Esse aluno deveria representar o conceito por meio de mímicas, enquanto o colega tentava identificá-lo corretamente. Para cada acerto, a dupla somava pontos, incentivando uma competição saudável e colaborativa. O jogo foi cofeccionado como materiais de baixo custo, como cartolina, papel cartão e canetas coloridas, sendo uma alternativa viável para a realidade de escolas públicas, que muitas vezes enfrentam limitações orçamentárias. A atividade foi bem planejada, respeitando os objetivos pedagógicos definidos para os conteúdos de Ciências. Os estudantes receberam instruções claras sobre as regras, a dinâmica e os critérios de pontuação. Ao término da atividade, foi promovida uma roda de conversa com os alunos, a fim de retomar os conceitos trabalhados e reforçar o aprendizado por meio da reflexão coletiva. Os resultados observados evidenciaram um aumento expressivo no engajamento e na atenção dos alunos. A abordagem despertou o interesse pela disciplina e proporcionou um ambiente mais participativo e colaborativo. Além disso, os estudantes demonstraram maior facilidade em relembrar e aplicar os conceitos explorados na atividade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7435_TB4744_30102025200926.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMIRA MACHADO DE JESUS" "autor_nome_curto" => "SAMIRA" "autor_email" => "samiramachado606@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126908 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4744 "inscrito_id" => 7435 "titulo" => "MÍMICA DO SABER: ESTRATÉGIA LÚDICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "As metodologias ativas no ensino de Ciências tem se revelado uma abordagem eficaz para engajar os estudantes e promover uma aprendizagem significativa. Dentre as metodologias, os jogos didáticos se destacam por estimular a interação entre os alunos, desenvolver o raciocínio lógico e facilitar a assimilação dos conteúdos de forma dinâmica e prazerosa. Este trabalho objetivou relatar a experiência pedagógica com a utilização do jogo “Mímica do Saber” como ferramenta de ensino para os conteúdos de Saneamento Básico e Reino Animal, nas turmas de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II, em uma escola pública do município de Codó, Maranhão. A atividade foi realizada durante o período de estágio supervisionado. Inicialmente, os alunos foram organizados em duplas. Um integrante da dupla recebia uma ficha contendo um termo ou conceito relacionado aos conteúdos. Esse aluno deveria representar o conceito por meio de mímicas, enquanto o colega tentava identificá-lo corretamente. Para cada acerto, a dupla somava pontos, incentivando uma competição saudável e colaborativa. O jogo foi cofeccionado como materiais de baixo custo, como cartolina, papel cartão e canetas coloridas, sendo uma alternativa viável para a realidade de escolas públicas, que muitas vezes enfrentam limitações orçamentárias. A atividade foi bem planejada, respeitando os objetivos pedagógicos definidos para os conteúdos de Ciências. Os estudantes receberam instruções claras sobre as regras, a dinâmica e os critérios de pontuação. Ao término da atividade, foi promovida uma roda de conversa com os alunos, a fim de retomar os conceitos trabalhados e reforçar o aprendizado por meio da reflexão coletiva. Os resultados observados evidenciaram um aumento expressivo no engajamento e na atenção dos alunos. A abordagem despertou o interesse pela disciplina e proporcionou um ambiente mais participativo e colaborativo. Além disso, os estudantes demonstraram maior facilidade em relembrar e aplicar os conceitos explorados na atividade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7435_TB4744_30102025200926.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMIRA MACHADO DE JESUS" "autor_nome_curto" => "SAMIRA" "autor_email" => "samiramachado606@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }