Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CHATGPT COMO FERRAMENTA DE APOIO NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DE QUÍMICA INORGÂNICA PARA VÍDEOS EDUCATIVOS EM REDES SOCIAIS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126912
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4749
    "inscrito_id" => 1633
    "titulo" => "CHATGPT COMO FERRAMENTA DE APOIO NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DE QUÍMICA INORGÂNICA PARA VÍDEOS EDUCATIVOS EM REDES SOCIAIS"
    "resumo" => "A Inteligência Artificial (IA) tem revolucionado diversas áreas, incluindo a educação. Fundamentado em teóricos como Paulo Freire, Vygotsky, Pierre Lévy e David Ausubel no que tange à visão do aluno como protagonista, à importância do contexto e da mediação, e à necessidade de superar métodos tradicionais de ensino, esse trabalho analisa o papel da IA na construção do conhecimento e na promoção de uma aprendizagem mais significativa dos alunos da educação básica a partir da elaboração de materiais audiovisual por alunos do curso de licenciatura em Química em uma disciplina do 4º semestre. Assim, esse estudo investiga a utilização do ChatGPT como ferramenta para produção de material audiovisual contendo conteúdos de Química voltados para a educação básica. A pesquisa possui caráter exploratório e qualitativo. Solicitou-se à inteligência artificial ChatGPT a elaboração de um texto sobre os conteúdos químicos raio atômico, afinidade eletrônica, energia de ionização, propriedades magnéticas e eletrônicas aplicadas aos metais de transição, de forma a auxiliar os alunos do curso de Licenciatura em Química na elaboração de roteiros para vídeos educativos voltados para redes sociais. Com base nos textos gerados, os licenciandos avaliaram a viabilidade, a clareza e a veracidade das informações, considerando seu uso como roteiro para a produção dos vídeos que pudessem ser utilizados como recurso didático em aulas de químicas na educação básica. O material audiovisual produzido pelos licenciandos demonstra que a IA pode ser uma aliada para o ensino de Química na educação básica e reforça a importância da utilização crítica da tecnologia no ensino de química, visto que a IA pode servir de apoio pedagógico ao professor."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1633_TB4749_30102025234747.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAISA DAIANE DA CRUZ SALES"
    "autor_nome_curto" => "TAISA SALES"
    "autor_email" => "daianetaisa@acad.ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126912
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4749
    "inscrito_id" => 1633
    "titulo" => "CHATGPT COMO FERRAMENTA DE APOIO NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DE QUÍMICA INORGÂNICA PARA VÍDEOS EDUCATIVOS EM REDES SOCIAIS"
    "resumo" => "A Inteligência Artificial (IA) tem revolucionado diversas áreas, incluindo a educação. Fundamentado em teóricos como Paulo Freire, Vygotsky, Pierre Lévy e David Ausubel no que tange à visão do aluno como protagonista, à importância do contexto e da mediação, e à necessidade de superar métodos tradicionais de ensino, esse trabalho analisa o papel da IA na construção do conhecimento e na promoção de uma aprendizagem mais significativa dos alunos da educação básica a partir da elaboração de materiais audiovisual por alunos do curso de licenciatura em Química em uma disciplina do 4º semestre. Assim, esse estudo investiga a utilização do ChatGPT como ferramenta para produção de material audiovisual contendo conteúdos de Química voltados para a educação básica. A pesquisa possui caráter exploratório e qualitativo. Solicitou-se à inteligência artificial ChatGPT a elaboração de um texto sobre os conteúdos químicos raio atômico, afinidade eletrônica, energia de ionização, propriedades magnéticas e eletrônicas aplicadas aos metais de transição, de forma a auxiliar os alunos do curso de Licenciatura em Química na elaboração de roteiros para vídeos educativos voltados para redes sociais. Com base nos textos gerados, os licenciandos avaliaram a viabilidade, a clareza e a veracidade das informações, considerando seu uso como roteiro para a produção dos vídeos que pudessem ser utilizados como recurso didático em aulas de químicas na educação básica. O material audiovisual produzido pelos licenciandos demonstra que a IA pode ser uma aliada para o ensino de Química na educação básica e reforça a importância da utilização crítica da tecnologia no ensino de química, visto que a IA pode servir de apoio pedagógico ao professor."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1633_TB4749_30102025234747.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAISA DAIANE DA CRUZ SALES"
    "autor_nome_curto" => "TAISA SALES"
    "autor_email" => "daianetaisa@acad.ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) tem revolucionado diversas áreas, incluindo a educação. Fundamentado em teóricos como Paulo Freire, Vygotsky, Pierre Lévy e David Ausubel no que tange à visão do aluno como protagonista, à importância do contexto e da mediação, e à necessidade de superar métodos tradicionais de ensino, esse trabalho analisa o papel da IA na construção do conhecimento e na promoção de uma aprendizagem mais significativa dos alunos da educação básica a partir da elaboração de materiais audiovisual por alunos do curso de licenciatura em Química em uma disciplina do 4º semestre. Assim, esse estudo investiga a utilização do ChatGPT como ferramenta para produção de material audiovisual contendo conteúdos de Química voltados para a educação básica. A pesquisa possui caráter exploratório e qualitativo. Solicitou-se à inteligência artificial ChatGPT a elaboração de um texto sobre os conteúdos químicos raio atômico, afinidade eletrônica, energia de ionização, propriedades magnéticas e eletrônicas aplicadas aos metais de transição, de forma a auxiliar os alunos do curso de Licenciatura em Química na elaboração de roteiros para vídeos educativos voltados para redes sociais. Com base nos textos gerados, os licenciandos avaliaram a viabilidade, a clareza e a veracidade das informações, considerando seu uso como roteiro para a produção dos vídeos que pudessem ser utilizados como recurso didático em aulas de químicas na educação básica. O material audiovisual produzido pelos licenciandos demonstra que a IA pode ser uma aliada para o ensino de Química na educação básica e reforça a importância da utilização crítica da tecnologia no ensino de química, visto que a IA pode servir de apoio pedagógico ao professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.