PERCEPÇÃO DO PAPEL FORMATIVO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NOS PROCESSOS EDUCATIVOS NO CONTEXTO DA TRANSIÇÃO ESCOLAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126919 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4766 "inscrito_id" => 8265 "titulo" => "PERCEPÇÃO DO PAPEL FORMATIVO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NOS PROCESSOS EDUCATIVOS NO CONTEXTO DA TRANSIÇÃO ESCOLAR" "resumo" => "O presente artigo versa a respeito da percepção do papel formativo das múltiplas linguagens nos processos educativos, sobretudo, no contexto da transição entre as etapas da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, tendo como escopo as estratégias que crianças utilizam para construir suas aprendizagens, fundamentando-se em elementos de sua prática cotidiana e explorando as possibilidades de conhecimento. O objetivo é analisar em que medida as atividades cotidianas, que refletem a respeito do conhecimento da criança construído por meio de suas experiências e que valorizam os diversos espaços, corroboram para uma prática educacional democrática, participativa e que favorece a travessia entre as etapas. Metodologicamente a pesquisa está estruturada a partir de um trabalho de campo, desenvolvido com uma turma de Ensino fundamental da rede pública no município de Maceió, que vivenciou a transição entre as etapas supracitadas. O procedimento utilizado no percurso foi a observação do cotidiano escolar, com a finalidade de perceber o trabalho com as múltiplas linguagens. Por meio de revisão bibliográfica, de autores como Rocha, Martinati, & Santos (2012); Motta (2010); Neves (2010); Fortunati (2017) evidenciou-se um ponto fundante da reflexão, a saber: a diversidade de saberes das linguagens enriquecem o processo de formação da criança, ampliando as possibilidades de construção do conhecimento. Os resultados indicaram que a prática educativa a partir das múltiplas linguagens configura-se como uma atividade significativa que sobressai aos limites da primeira infância e contribui no processo de transição entre as etapas escolares, bem como pode estender seus benefícios no decorrer do desenvolvimento educacional da criança." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8265_TB4766_26102025154338.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANINE OLIVEIRA CARDEAL BOMFIM" "autor_nome_curto" => "JANINE" "autor_email" => "janineoliveiracardeal@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126919 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4766 "inscrito_id" => 8265 "titulo" => "PERCEPÇÃO DO PAPEL FORMATIVO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NOS PROCESSOS EDUCATIVOS NO CONTEXTO DA TRANSIÇÃO ESCOLAR" "resumo" => "O presente artigo versa a respeito da percepção do papel formativo das múltiplas linguagens nos processos educativos, sobretudo, no contexto da transição entre as etapas da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, tendo como escopo as estratégias que crianças utilizam para construir suas aprendizagens, fundamentando-se em elementos de sua prática cotidiana e explorando as possibilidades de conhecimento. O objetivo é analisar em que medida as atividades cotidianas, que refletem a respeito do conhecimento da criança construído por meio de suas experiências e que valorizam os diversos espaços, corroboram para uma prática educacional democrática, participativa e que favorece a travessia entre as etapas. Metodologicamente a pesquisa está estruturada a partir de um trabalho de campo, desenvolvido com uma turma de Ensino fundamental da rede pública no município de Maceió, que vivenciou a transição entre as etapas supracitadas. O procedimento utilizado no percurso foi a observação do cotidiano escolar, com a finalidade de perceber o trabalho com as múltiplas linguagens. Por meio de revisão bibliográfica, de autores como Rocha, Martinati, & Santos (2012); Motta (2010); Neves (2010); Fortunati (2017) evidenciou-se um ponto fundante da reflexão, a saber: a diversidade de saberes das linguagens enriquecem o processo de formação da criança, ampliando as possibilidades de construção do conhecimento. Os resultados indicaram que a prática educativa a partir das múltiplas linguagens configura-se como uma atividade significativa que sobressai aos limites da primeira infância e contribui no processo de transição entre as etapas escolares, bem como pode estender seus benefícios no decorrer do desenvolvimento educacional da criança." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8265_TB4766_26102025154338.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANINE OLIVEIRA CARDEAL BOMFIM" "autor_nome_curto" => "JANINE" "autor_email" => "janineoliveiracardeal@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }