Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo analisa as experiências vivenciadas por estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Instituição Federal de Ensino durante a realização do componente Estágio Supervisionado II, desenvolvido no Ensino Fundamental – anos finais. A partir de uma abordagem qualitativa e descritiva, fundamentada em relatos de estágio e observações no contexto escolar, discute-se a relevância do estágio supervisionado na formação inicial docente. O estudo fundamenta-se em autores como Pimenta (2004) e Nóvoa (2019), que destacam a importância da prática reflexiva e do entrelaçamento entre teoria e prática na constituição da identidade profissional docente. Os dados evidenciam que o estágio contribui significativamente para a construção de saberes pedagógicos e para o aprimoramento das competências didáticas, favorecendo a autonomia e o olhar crítico dos licenciandos diante aos desafios e da realidade educacional. Além disso, a vivência no ambiente escolar proporcionou aos futuros professores uma aproximação concreta com a prática docente, fortalecendo o vínculo com a educação e ampliando a compreensão sobre o papel do professor na sociedade. Conclui-se que o Estágio Supervisionado II é uma etapa formativa essencial, pois articula conhecimentos teóricos e experiências práticas de modo estratégico, configurando-se como uma ferramenta eficaz no processo de formação inicial docente.

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