O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126922 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4769 "inscrito_id" => 1577 "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II" "resumo" => "O presente artigo analisa as experiências vivenciadas por estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Instituição Federal de Ensino durante a realização do componente Estágio Supervisionado II, desenvolvido no Ensino Fundamental – anos finais. A partir de uma abordagem qualitativa e descritiva, fundamentada em relatos de estágio e observações no contexto escolar, discute-se a relevância do estágio supervisionado na formação inicial docente. O estudo fundamenta-se em autores como Pimenta (2004) e Nóvoa (2019), que destacam a importância da prática reflexiva e do entrelaçamento entre teoria e prática na constituição da identidade profissional docente. Os dados evidenciam que o estágio contribui significativamente para a construção de saberes pedagógicos e para o aprimoramento das competências didáticas, favorecendo a autonomia e o olhar crítico dos licenciandos diante aos desafios e da realidade educacional. Além disso, a vivência no ambiente escolar proporcionou aos futuros professores uma aproximação concreta com a prática docente, fortalecendo o vínculo com a educação e ampliando a compreensão sobre o papel do professor na sociedade. Conclui-se que o Estágio Supervisionado II é uma etapa formativa essencial, pois articula conhecimentos teóricos e experiências práticas de modo estratégico, configurando-se como uma ferramenta eficaz no processo de formação inicial docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1577_TB4769_30102025235859.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABELLY PAZ DA SILVA" "autor_nome_curto" => "IZABELLY PAZ" "autor_email" => "catce.2022111lbio0099@aluno.ifpi.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126922 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4769 "inscrito_id" => 1577 "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II" "resumo" => "O presente artigo analisa as experiências vivenciadas por estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Instituição Federal de Ensino durante a realização do componente Estágio Supervisionado II, desenvolvido no Ensino Fundamental – anos finais. A partir de uma abordagem qualitativa e descritiva, fundamentada em relatos de estágio e observações no contexto escolar, discute-se a relevância do estágio supervisionado na formação inicial docente. O estudo fundamenta-se em autores como Pimenta (2004) e Nóvoa (2019), que destacam a importância da prática reflexiva e do entrelaçamento entre teoria e prática na constituição da identidade profissional docente. Os dados evidenciam que o estágio contribui significativamente para a construção de saberes pedagógicos e para o aprimoramento das competências didáticas, favorecendo a autonomia e o olhar crítico dos licenciandos diante aos desafios e da realidade educacional. Além disso, a vivência no ambiente escolar proporcionou aos futuros professores uma aproximação concreta com a prática docente, fortalecendo o vínculo com a educação e ampliando a compreensão sobre o papel do professor na sociedade. Conclui-se que o Estágio Supervisionado II é uma etapa formativa essencial, pois articula conhecimentos teóricos e experiências práticas de modo estratégico, configurando-se como uma ferramenta eficaz no processo de formação inicial docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1577_TB4769_30102025235859.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABELLY PAZ DA SILVA" "autor_nome_curto" => "IZABELLY PAZ" "autor_email" => "catce.2022111lbio0099@aluno.ifpi.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }