Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EQUIDADE EDUCACIONAL E REDUÇÃO DA CARGA DE CUIDADOS SOBRE MENINAS NO TRABALHO REPRODUTIVO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126932
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4800
    "inscrito_id" => 12875
    "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EQUIDADE EDUCACIONAL E REDUÇÃO DA CARGA DE CUIDADOS SOBRE MENINAS NO TRABALHO REPRODUTIVO"
    "resumo" => "Este estudo teórico investiga a intersecção entre políticas públicas educacionais e a sobrecarga de trabalho reprodutivo que afeta meninas, enfatizando suas implicações para a equidade educacional. Por meio de uma revisão crítica da literatura, a pesquisa analisa como as responsabilidades domésticas e de cuidado, frequentemente atribuídas às meninas, restringem seu acesso e permanência na educação formal. O referencial teórico de Hirata e Kergoat (2007) é utilizado para abordar a invisibilidade do trabalho reprodutivo e suas repercussões sociais, enquanto Del Priore (2003) oferece uma análise das desigualdades históricas de gênero e suas manifestações no âmbito familiar e educacional. Federici (2004) complementa a discussão ao explorar o impacto da divisão sexual do trabalho na vida de mulheres e meninas, especialmente em relação à educação e à autonomia. O estudo busca compreender como a falta de políticas públicas eficazes para redistribuir as responsabilidades domésticas e apoiar meninas no ambiente educacional perpetua a desigualdade de gênero. A partir das contribuições de Hirata e Kergoat, o conceito de trabalho reprodutivo é examinado, destacando sua carga excessiva sobre as meninas e suas consequências diretas nas oportunidades educacionais. Del Priore e Federici fundamentam a análise do impacto histórico e estrutural da desigualdade de gênero nas políticas educacionais, ressaltando a importância de reconhecer o trabalho doméstico no planejamento de políticas públicas. A pesquisa conclui que, para promover a equidade educacional, é essencial implementar políticas que apoiem a redistribuição das tarefas de cuidado, flexibilizem o tempo escolar e criem serviços de apoio às famílias, permitindo que meninas se dediquem à educação sem a sobrecarga de responsabilidades domésticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12875_TB4800_20102025195450.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSÁLIA ALVES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ROSÁLIA"
    "autor_email" => "rosalia.alves@educacao.fortaleza.ce.gov.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126932
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4800
    "inscrito_id" => 12875
    "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EQUIDADE EDUCACIONAL E REDUÇÃO DA CARGA DE CUIDADOS SOBRE MENINAS NO TRABALHO REPRODUTIVO"
    "resumo" => "Este estudo teórico investiga a intersecção entre políticas públicas educacionais e a sobrecarga de trabalho reprodutivo que afeta meninas, enfatizando suas implicações para a equidade educacional. Por meio de uma revisão crítica da literatura, a pesquisa analisa como as responsabilidades domésticas e de cuidado, frequentemente atribuídas às meninas, restringem seu acesso e permanência na educação formal. O referencial teórico de Hirata e Kergoat (2007) é utilizado para abordar a invisibilidade do trabalho reprodutivo e suas repercussões sociais, enquanto Del Priore (2003) oferece uma análise das desigualdades históricas de gênero e suas manifestações no âmbito familiar e educacional. Federici (2004) complementa a discussão ao explorar o impacto da divisão sexual do trabalho na vida de mulheres e meninas, especialmente em relação à educação e à autonomia. O estudo busca compreender como a falta de políticas públicas eficazes para redistribuir as responsabilidades domésticas e apoiar meninas no ambiente educacional perpetua a desigualdade de gênero. A partir das contribuições de Hirata e Kergoat, o conceito de trabalho reprodutivo é examinado, destacando sua carga excessiva sobre as meninas e suas consequências diretas nas oportunidades educacionais. Del Priore e Federici fundamentam a análise do impacto histórico e estrutural da desigualdade de gênero nas políticas educacionais, ressaltando a importância de reconhecer o trabalho doméstico no planejamento de políticas públicas. A pesquisa conclui que, para promover a equidade educacional, é essencial implementar políticas que apoiem a redistribuição das tarefas de cuidado, flexibilizem o tempo escolar e criem serviços de apoio às famílias, permitindo que meninas se dediquem à educação sem a sobrecarga de responsabilidades domésticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12875_TB4800_20102025195450.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSÁLIA ALVES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ROSÁLIA"
    "autor_email" => "rosalia.alves@educacao.fortaleza.ce.gov.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo teórico investiga a intersecção entre políticas públicas educacionais e a sobrecarga de trabalho reprodutivo que afeta meninas, enfatizando suas implicações para a equidade educacional. Por meio de uma revisão crítica da literatura, a pesquisa analisa como as responsabilidades domésticas e de cuidado, frequentemente atribuídas às meninas, restringem seu acesso e permanência na educação formal. O referencial teórico de Hirata e Kergoat (2007) é utilizado para abordar a invisibilidade do trabalho reprodutivo e suas repercussões sociais, enquanto Del Priore (2003) oferece uma análise das desigualdades históricas de gênero e suas manifestações no âmbito familiar e educacional. Federici (2004) complementa a discussão ao explorar o impacto da divisão sexual do trabalho na vida de mulheres e meninas, especialmente em relação à educação e à autonomia. O estudo busca compreender como a falta de políticas públicas eficazes para redistribuir as responsabilidades domésticas e apoiar meninas no ambiente educacional perpetua a desigualdade de gênero. A partir das contribuições de Hirata e Kergoat, o conceito de trabalho reprodutivo é examinado, destacando sua carga excessiva sobre as meninas e suas consequências diretas nas oportunidades educacionais. Del Priore e Federici fundamentam a análise do impacto histórico e estrutural da desigualdade de gênero nas políticas educacionais, ressaltando a importância de reconhecer o trabalho doméstico no planejamento de políticas públicas. A pesquisa conclui que, para promover a equidade educacional, é essencial implementar políticas que apoiem a redistribuição das tarefas de cuidado, flexibilizem o tempo escolar e criem serviços de apoio às famílias, permitindo que meninas se dediquem à educação sem a sobrecarga de responsabilidades domésticas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.