Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTEGRANDO CIÊNCIA E CULTURA POP: ENSINO DE FILOGENIA VEGETAL COM REFERÊNCIAS DO ANIME POKÉMON

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de botânica no ensino médio enfrenta desafios devido à abordagem tradicional, muitas vezes descontextualizada e teórica, o que pode desmotivar os alunos. Estratégias didáticas que utilizem elementos da cultura pop, familiar aos discentes, podem facilitar a aprendizagem ao estabelecer conexões entre o universo dos estudantes e os conceitos científicos. Este estudo propõe investigar a utilização do anime Pokémon, numa abordagem filogenética, como ferramenta didática para o ensino de botânica. Foi desenvolvida uma sequência didática composta por dois momentos: (1) uma aula teórica expositiva e dialogada sobre a filogenia do Reino Plantae; e (2) a atividade prática intitulada “Monte sua pokédex tipo grama”. Nesta etapa, os estudantes receberam um material impresso contendo uma "pokédex" — um livreto para registrar hipóteses, observações e conclusões — e um painel ilustrado com a filogenia do Reino Plantae representada por personagens do anime Pokémon. O painel apresentava lacunas nos táxons, que deveriam ser preenchidas com base nas contribuições biológicas de cada grupo (características morfofisiológicas) e nas relações evolutivas sugeridas pelos pokémons, as quais fazem alusão a organismos reais. Os alunos foram incentivados a formular hipóteses sobre a origem de determinadas características, relacionando os atributos dos personagens fictícios a traços presentes em plantas reais e registrando essas reflexões na pokédex. Ao final da atividade, os discentes compartilharam suas observações com a turma, promovendo discussões coletivas sobre os achados. A proximidade entre as produções dos alunos e o conhecimento científico foi avaliada tanto pelas anotações nos livretos quanto pelas observações qualitativas do desempenho e engajamento em sala. Os resultados demonstraram que os estudantes receberam a proposta de forma positiva e souberam articular seus conhecimentos prévios — vinculados à cultura pop — com conteúdos científicos, especialmente por meio das interações e provocações em grupo. Além de despertar o interesse pelo estudo da botânica, a abordagem incentivou a análise crítica e a integração entre saberes já adquiridos e novos conceitos.

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