INTEGRANDO CIÊNCIA E CULTURA POP: ENSINO DE FILOGENIA VEGETAL COM REFERÊNCIAS DO ANIME POKÉMON
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126936 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4807 "inscrito_id" => 12599 "titulo" => "INTEGRANDO CIÊNCIA E CULTURA POP: ENSINO DE FILOGENIA VEGETAL COM REFERÊNCIAS DO ANIME POKÉMON" "resumo" => "O ensino de botânica no ensino médio enfrenta desafios devido à abordagem tradicional, muitas vezes descontextualizada e teórica, o que pode desmotivar os alunos. Estratégias didáticas que utilizem elementos da cultura pop, familiar aos discentes, podem facilitar a aprendizagem ao estabelecer conexões entre o universo dos estudantes e os conceitos científicos. Este estudo propõe investigar a utilização do anime Pokémon, numa abordagem filogenética, como ferramenta didática para o ensino de botânica. Foi desenvolvida uma sequência didática composta por dois momentos: (1) uma aula teórica expositiva e dialogada sobre a filogenia do Reino Plantae; e (2) a atividade prática intitulada “Monte sua pokédex tipo grama”. Nesta etapa, os estudantes receberam um material impresso contendo uma "pokédex" — um livreto para registrar hipóteses, observações e conclusões — e um painel ilustrado com a filogenia do Reino Plantae representada por personagens do anime Pokémon. O painel apresentava lacunas nos táxons, que deveriam ser preenchidas com base nas contribuições biológicas de cada grupo (características morfofisiológicas) e nas relações evolutivas sugeridas pelos pokémons, as quais fazem alusão a organismos reais. Os alunos foram incentivados a formular hipóteses sobre a origem de determinadas características, relacionando os atributos dos personagens fictícios a traços presentes em plantas reais e registrando essas reflexões na pokédex. Ao final da atividade, os discentes compartilharam suas observações com a turma, promovendo discussões coletivas sobre os achados. A proximidade entre as produções dos alunos e o conhecimento científico foi avaliada tanto pelas anotações nos livretos quanto pelas observações qualitativas do desempenho e engajamento em sala. Os resultados demonstraram que os estudantes receberam a proposta de forma positiva e souberam articular seus conhecimentos prévios — vinculados à cultura pop — com conteúdos científicos, especialmente por meio das interações e provocações em grupo. Além de despertar o interesse pelo estudo da botânica, a abordagem incentivou a análise crítica e a integração entre saberes já adquiridos e novos conceitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12599_TB4807_28102025141840.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ GLEISSON PAULINO MIRANDA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ MIRANDA" "autor_email" => "andrepaulinomiranda@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126936 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4807 "inscrito_id" => 12599 "titulo" => "INTEGRANDO CIÊNCIA E CULTURA POP: ENSINO DE FILOGENIA VEGETAL COM REFERÊNCIAS DO ANIME POKÉMON" "resumo" => "O ensino de botânica no ensino médio enfrenta desafios devido à abordagem tradicional, muitas vezes descontextualizada e teórica, o que pode desmotivar os alunos. Estratégias didáticas que utilizem elementos da cultura pop, familiar aos discentes, podem facilitar a aprendizagem ao estabelecer conexões entre o universo dos estudantes e os conceitos científicos. Este estudo propõe investigar a utilização do anime Pokémon, numa abordagem filogenética, como ferramenta didática para o ensino de botânica. Foi desenvolvida uma sequência didática composta por dois momentos: (1) uma aula teórica expositiva e dialogada sobre a filogenia do Reino Plantae; e (2) a atividade prática intitulada “Monte sua pokédex tipo grama”. Nesta etapa, os estudantes receberam um material impresso contendo uma "pokédex" — um livreto para registrar hipóteses, observações e conclusões — e um painel ilustrado com a filogenia do Reino Plantae representada por personagens do anime Pokémon. O painel apresentava lacunas nos táxons, que deveriam ser preenchidas com base nas contribuições biológicas de cada grupo (características morfofisiológicas) e nas relações evolutivas sugeridas pelos pokémons, as quais fazem alusão a organismos reais. Os alunos foram incentivados a formular hipóteses sobre a origem de determinadas características, relacionando os atributos dos personagens fictícios a traços presentes em plantas reais e registrando essas reflexões na pokédex. Ao final da atividade, os discentes compartilharam suas observações com a turma, promovendo discussões coletivas sobre os achados. A proximidade entre as produções dos alunos e o conhecimento científico foi avaliada tanto pelas anotações nos livretos quanto pelas observações qualitativas do desempenho e engajamento em sala. Os resultados demonstraram que os estudantes receberam a proposta de forma positiva e souberam articular seus conhecimentos prévios — vinculados à cultura pop — com conteúdos científicos, especialmente por meio das interações e provocações em grupo. Além de despertar o interesse pelo estudo da botânica, a abordagem incentivou a análise crítica e a integração entre saberes já adquiridos e novos conceitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12599_TB4807_28102025141840.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ GLEISSON PAULINO MIRANDA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ MIRANDA" "autor_email" => "andrepaulinomiranda@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }