Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO PRÉVIO SOBRE ALGAS ENTRE GRADUANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126937
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4810
    "inscrito_id" => 12161
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO PRÉVIO SOBRE ALGAS ENTRE GRADUANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB"
    "resumo" => "O ensino das algas é essencial para a compreensão de sua importância na manutenção dos ecossistemas aquáticos, na indústria e saúde humana. Na educação básica, os conteúdos sobre algas são frequentemente defasados e escassos, além de descontextualizados e desconectados da realidade discente. Isso prejudica o desenvolvimento do pensamento crítico e influencia as concepções dos alunos sobre o tema, desde o ensino básico até o ensino superior. Nesse cenário, o presente trabalho teve como objetivo avaliar os conhecimentos prévios de graduandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba sobre as algas e seu nível de familiaridade com o tema. Entre 2023 e 2025, foi aplicado um questionário anônimo a 93 alunos que cursaram a disciplina Biologia e Sistemática de Fungos, Algas e Briófitas, ofertada no segundo período do curso. O questionário continha uma pergunta subjetiva (Quais palavras vêm à sua mente quando pensa em algas?) e outra objetiva aplicada nas turmas de 2025 (Qual o seu nível de conhecimento sobre algas?). A análise das respostas revelou que a maioria dos alunos mencionou palavras redundantes e imprecisas, evidenciando erros conceituais e incertezas sobre o tema. Os termos mais mencionados na questão subjetiva foram “fotossíntese” (39), “verdes” (27) e “mar” (24). Já conceitos evolutivos como “parafilético” e “ancestrais das plantas terrestres”, foram abordados apenas em cinco respostas. Dentre os 38 alunos questionados sobre seu nível de conhecimento, 17 afirmaram nunca ter estudado algas formalmente, enquanto 15 declararam não possuir nenhum conhecimento sobre o tema ou terem tido apenas um contato superficial com ele no ensino médio. Os resultados obtidos indicaram que os alunos possuem um conhecimento prévio simplista sobre as algas, o que permite ao docente traçar abordagens e estratégias educacionais que visem desmistificar conceitos equivocados e superar as dificuldades no ensino da Botânica e das algas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12161_TB4810_30102025133724.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONIQUY FARIAS ALVES"
    "autor_nome_curto" => "MONIQUY FARIAS"
    "autor_email" => "moniquy.farias@academico.ufpb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126937
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4810
    "inscrito_id" => 12161
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO PRÉVIO SOBRE ALGAS ENTRE GRADUANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB"
    "resumo" => "O ensino das algas é essencial para a compreensão de sua importância na manutenção dos ecossistemas aquáticos, na indústria e saúde humana. Na educação básica, os conteúdos sobre algas são frequentemente defasados e escassos, além de descontextualizados e desconectados da realidade discente. Isso prejudica o desenvolvimento do pensamento crítico e influencia as concepções dos alunos sobre o tema, desde o ensino básico até o ensino superior. Nesse cenário, o presente trabalho teve como objetivo avaliar os conhecimentos prévios de graduandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba sobre as algas e seu nível de familiaridade com o tema. Entre 2023 e 2025, foi aplicado um questionário anônimo a 93 alunos que cursaram a disciplina Biologia e Sistemática de Fungos, Algas e Briófitas, ofertada no segundo período do curso. O questionário continha uma pergunta subjetiva (Quais palavras vêm à sua mente quando pensa em algas?) e outra objetiva aplicada nas turmas de 2025 (Qual o seu nível de conhecimento sobre algas?). A análise das respostas revelou que a maioria dos alunos mencionou palavras redundantes e imprecisas, evidenciando erros conceituais e incertezas sobre o tema. Os termos mais mencionados na questão subjetiva foram “fotossíntese” (39), “verdes” (27) e “mar” (24). Já conceitos evolutivos como “parafilético” e “ancestrais das plantas terrestres”, foram abordados apenas em cinco respostas. Dentre os 38 alunos questionados sobre seu nível de conhecimento, 17 afirmaram nunca ter estudado algas formalmente, enquanto 15 declararam não possuir nenhum conhecimento sobre o tema ou terem tido apenas um contato superficial com ele no ensino médio. Os resultados obtidos indicaram que os alunos possuem um conhecimento prévio simplista sobre as algas, o que permite ao docente traçar abordagens e estratégias educacionais que visem desmistificar conceitos equivocados e superar as dificuldades no ensino da Botânica e das algas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12161_TB4810_30102025133724.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONIQUY FARIAS ALVES"
    "autor_nome_curto" => "MONIQUY FARIAS"
    "autor_email" => "moniquy.farias@academico.ufpb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino das algas é essencial para a compreensão de sua importância na manutenção dos ecossistemas aquáticos, na indústria e saúde humana. Na educação básica, os conteúdos sobre algas são frequentemente defasados e escassos, além de descontextualizados e desconectados da realidade discente. Isso prejudica o desenvolvimento do pensamento crítico e influencia as concepções dos alunos sobre o tema, desde o ensino básico até o ensino superior. Nesse cenário, o presente trabalho teve como objetivo avaliar os conhecimentos prévios de graduandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba sobre as algas e seu nível de familiaridade com o tema. Entre 2023 e 2025, foi aplicado um questionário anônimo a 93 alunos que cursaram a disciplina Biologia e Sistemática de Fungos, Algas e Briófitas, ofertada no segundo período do curso. O questionário continha uma pergunta subjetiva (Quais palavras vêm à sua mente quando pensa em algas?) e outra objetiva aplicada nas turmas de 2025 (Qual o seu nível de conhecimento sobre algas?). A análise das respostas revelou que a maioria dos alunos mencionou palavras redundantes e imprecisas, evidenciando erros conceituais e incertezas sobre o tema. Os termos mais mencionados na questão subjetiva foram “fotossíntese” (39), “verdes” (27) e “mar” (24). Já conceitos evolutivos como “parafilético” e “ancestrais das plantas terrestres”, foram abordados apenas em cinco respostas. Dentre os 38 alunos questionados sobre seu nível de conhecimento, 17 afirmaram nunca ter estudado algas formalmente, enquanto 15 declararam não possuir nenhum conhecimento sobre o tema ou terem tido apenas um contato superficial com ele no ensino médio. Os resultados obtidos indicaram que os alunos possuem um conhecimento prévio simplista sobre as algas, o que permite ao docente traçar abordagens e estratégias educacionais que visem desmistificar conceitos equivocados e superar as dificuldades no ensino da Botânica e das algas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.