A CONTRIBUIÇÃO DO PEDAGOGO PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126945 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4834 "inscrito_id" => 11633 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PEDAGOGO PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo analisar a contribuição do pedagogo para a qualidade da educação, com foco em sua formação e atuação profissional no contexto escolar. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, baseia-se nos aportes teóricos de autores como Libâneo (2013), Saviani (2008) e Nóvoa (1995), que discutem a importância de uma formação docente sólida, crítica e comprometida com os princípios democráticos e emancipatórios da educação. O estudo parte da compreensão de que o pedagogo exerce um papel central na organização do trabalho pedagógico, atuando tanto na gestão escolar quanto no acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem, além de contribuir para a construção de práticas educativas mais significativas e inclusivas. Ao considerar os desafios enfrentados no ambiente escolar, como a desvalorização da carreira docente, a escassez de formação continuada e as demandas sociais diversas, destaca-se a necessidade de um profissional com competências técnicas, éticas e políticas para lidar com a complexidade da prática educativa. Os resultados da pesquisa apontam que a presença de pedagogos qualificados está diretamente relacionada à melhoria dos índices de aprendizagem, ao fortalecimento da cultura escolar e à promoção de uma educação humanizadora. Conclui-se que investir na formação inicial e continuada desses profissionais é um caminho essencial para garantir a efetividade das políticas educacionais e a construção de uma escola mais justa, crítica e transformadora, capaz de responder aos anseios da sociedade contemporânea." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11633_TB4834_17102025095637.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÂNGLIDIMOGEAN BARBOZA BIDO" "autor_nome_curto" => "ÂNGLIDIMOGEAN" "autor_email" => "anglibbido@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126945 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4834 "inscrito_id" => 11633 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PEDAGOGO PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo analisar a contribuição do pedagogo para a qualidade da educação, com foco em sua formação e atuação profissional no contexto escolar. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, baseia-se nos aportes teóricos de autores como Libâneo (2013), Saviani (2008) e Nóvoa (1995), que discutem a importância de uma formação docente sólida, crítica e comprometida com os princípios democráticos e emancipatórios da educação. O estudo parte da compreensão de que o pedagogo exerce um papel central na organização do trabalho pedagógico, atuando tanto na gestão escolar quanto no acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem, além de contribuir para a construção de práticas educativas mais significativas e inclusivas. Ao considerar os desafios enfrentados no ambiente escolar, como a desvalorização da carreira docente, a escassez de formação continuada e as demandas sociais diversas, destaca-se a necessidade de um profissional com competências técnicas, éticas e políticas para lidar com a complexidade da prática educativa. Os resultados da pesquisa apontam que a presença de pedagogos qualificados está diretamente relacionada à melhoria dos índices de aprendizagem, ao fortalecimento da cultura escolar e à promoção de uma educação humanizadora. Conclui-se que investir na formação inicial e continuada desses profissionais é um caminho essencial para garantir a efetividade das políticas educacionais e a construção de uma escola mais justa, crítica e transformadora, capaz de responder aos anseios da sociedade contemporânea." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11633_TB4834_17102025095637.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÂNGLIDIMOGEAN BARBOZA BIDO" "autor_nome_curto" => "ÂNGLIDIMOGEAN" "autor_email" => "anglibbido@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }