Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TEMAS TRANSVERSAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126956
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4849
    "inscrito_id" => 12238
    "titulo" => "TEMAS TRANSVERSAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Os temas transversais, conforme definidos pelas diretrizes curriculares, são eixos formativos que integram questões sociais, éticas e culturais ao currículo escolar. Mesmo com a legislação, a formação docente (principalmente para professores de matemática), no entanto, ainda enfrenta dificuldades para incluir essas temáticas. O Estágio Supervisionado, poderia ser um espaço para abordagem das temáticas, pois permite que futuros professores experienciem, na prática, a articulação entre conteúdos matemáticos e questões sociais. Desta forma, esse trabalho objetivou analisar a contribuição da abordagem de alguns temas transversais no Estágio Supervisionado em Matemática na formação de professores mais reflexivos e preparados para uma prática pedagógica. Metodologiamente, a partir de leitura exploratória de textos do campo de pesquisa da Educação Matemática Crítica, foi selecioando os seguintes temas: prevenção à violência contra a mulher; gênero e sexualidade, temática antirracista e, educação ambiental e climática. Em seguida, os alunos da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Médio do Curso de Matemática da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, foram divididos em duplas para realizar a atividade: cada dupla, responsável por um tema, apresentar um seminário sobre a relação entre o tema escolhido, a Matemática e a Educação Matemática e um plano de aula aplicando a temática no ensino de Matemática. Após as apresentações, os alunos responderam um formulário (Google Forms) sobre as suas percepções da inserção desses temas nas aulas de Matemática. Nos seminário, os discentes enfatizaram a importância da temática, na educação e nas aulas de matemática. Para os planos de aulas, três duplas trabalharam a temática com os conteúdo de estatística e a dupla sobre a temática anti racista trabalhou conceitos de geometria na dança capoiera. Os discentes registraram no formulário a importância dessa temática na formação inicial, principalmente para a concientização e reconhecer a matemática um instrumento para a transformação social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12238_TB4849_30102025205836.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WANDERLEY DE OLIVEIRA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "WANDERLEY"
    "autor_email" => "wanderley.pereira@uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126956
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4849
    "inscrito_id" => 12238
    "titulo" => "TEMAS TRANSVERSAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Os temas transversais, conforme definidos pelas diretrizes curriculares, são eixos formativos que integram questões sociais, éticas e culturais ao currículo escolar. Mesmo com a legislação, a formação docente (principalmente para professores de matemática), no entanto, ainda enfrenta dificuldades para incluir essas temáticas. O Estágio Supervisionado, poderia ser um espaço para abordagem das temáticas, pois permite que futuros professores experienciem, na prática, a articulação entre conteúdos matemáticos e questões sociais. Desta forma, esse trabalho objetivou analisar a contribuição da abordagem de alguns temas transversais no Estágio Supervisionado em Matemática na formação de professores mais reflexivos e preparados para uma prática pedagógica. Metodologiamente, a partir de leitura exploratória de textos do campo de pesquisa da Educação Matemática Crítica, foi selecioando os seguintes temas: prevenção à violência contra a mulher; gênero e sexualidade, temática antirracista e, educação ambiental e climática. Em seguida, os alunos da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Médio do Curso de Matemática da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, foram divididos em duplas para realizar a atividade: cada dupla, responsável por um tema, apresentar um seminário sobre a relação entre o tema escolhido, a Matemática e a Educação Matemática e um plano de aula aplicando a temática no ensino de Matemática. Após as apresentações, os alunos responderam um formulário (Google Forms) sobre as suas percepções da inserção desses temas nas aulas de Matemática. Nos seminário, os discentes enfatizaram a importância da temática, na educação e nas aulas de matemática. Para os planos de aulas, três duplas trabalharam a temática com os conteúdo de estatística e a dupla sobre a temática anti racista trabalhou conceitos de geometria na dança capoiera. Os discentes registraram no formulário a importância dessa temática na formação inicial, principalmente para a concientização e reconhecer a matemática um instrumento para a transformação social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12238_TB4849_30102025205836.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WANDERLEY DE OLIVEIRA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "WANDERLEY"
    "autor_email" => "wanderley.pereira@uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os temas transversais, conforme definidos pelas diretrizes curriculares, são eixos formativos que integram questões sociais, éticas e culturais ao currículo escolar. Mesmo com a legislação, a formação docente (principalmente para professores de matemática), no entanto, ainda enfrenta dificuldades para incluir essas temáticas. O Estágio Supervisionado, poderia ser um espaço para abordagem das temáticas, pois permite que futuros professores experienciem, na prática, a articulação entre conteúdos matemáticos e questões sociais. Desta forma, esse trabalho objetivou analisar a contribuição da abordagem de alguns temas transversais no Estágio Supervisionado em Matemática na formação de professores mais reflexivos e preparados para uma prática pedagógica. Metodologiamente, a partir de leitura exploratória de textos do campo de pesquisa da Educação Matemática Crítica, foi selecioando os seguintes temas: prevenção à violência contra a mulher; gênero e sexualidade, temática antirracista e, educação ambiental e climática. Em seguida, os alunos da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Médio do Curso de Matemática da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, foram divididos em duplas para realizar a atividade: cada dupla, responsável por um tema, apresentar um seminário sobre a relação entre o tema escolhido, a Matemática e a Educação Matemática e um plano de aula aplicando a temática no ensino de Matemática. Após as apresentações, os alunos responderam um formulário (Google Forms) sobre as suas percepções da inserção desses temas nas aulas de Matemática. Nos seminário, os discentes enfatizaram a importância da temática, na educação e nas aulas de matemática. Para os planos de aulas, três duplas trabalharam a temática com os conteúdo de estatística e a dupla sobre a temática anti racista trabalhou conceitos de geometria na dança capoiera. Os discentes registraram no formulário a importância dessa temática na formação inicial, principalmente para a concientização e reconhecer a matemática um instrumento para a transformação social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.