Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL RIBEIRINHA EM IGARAPÉ MIRI- PA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo investiga acerca das metodologias ativas na educação infantil ribeirinha no município de Igarapé Miri, interior do estado do Pará. Partindo do princípio de que se faz necessária a aplicação de metodologias ativas nas escolas ribeirinhas por elas desempenharem um papel importante na promoção do engajamento dos alunos, os tornando protagonistas do seu aprendizado. Na educação infantil essa estratégia promove maior interesse dos alunos pelo conteúdo ministrado, isto porque eles participam ativamente e deixam de ser apenas “telespectadores”. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é analisar quais as contribuições das metodologias ativas quando utilizadas na motivação dos alunos do período II da educação infantil ribeirinha de Igarapé- Miri. Metodologicamente, este classifica-se como um estudo de campo qualitativo, no qual o método utilizado é o fenomenológico, tendo em vista que as experiências vivenciadas na escola ribeirinha de Igarapé-Miri serão parte essencial para a pesquisa. Como base teórica, foram utilizados autores como Freire (2007), Vygotsky (1998), Dewey (2007), entre outros, além de documentos como a Base Nacional Comum Curricular (2018) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996),este aporte teórico se foca em explicar acerca do que se trata o termo “metodologia ativa” e suas diferentes tipologias; como elas impactam no aprendizado dos alunos da educação infantil; como a realidade ribeirinha afeta no processo de ensino-aprendizagem na implementação de diferentes metodologias ativas; a importância do papel do professor nesse processo e de modo a neurociência, o cognitivo e a BNCC se relacionam nesse processo de ensino-aprendizagem. Como resultados preliminares, notou-se que há a utilização de metodologias ativas e que estas realmente influenciam no que diz respeito à motivação das crianças da educação infantil, isto porque os alunos criam mais autonomia e tornam-se mais participativos, sendo de fato, o centro do seu próprio aprendizado.

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