Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AMBIENTES QUE EDUCAM: ESTÉTICA ESCOLAR E SUA POTÊNCIA NA FORMAÇÃO DE UMA IDENTIDADE RACIAL POSITIVA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ingresso em um ambiente alfabetizador é essencial para o processo de aprendizagem das crianças, que estabelecem vínculos com os espaços a partir da forma como são acolhidas. Compreender o impacto desses ambientes na construção da identidade étnico-racial é fundamental para promover práticas pedagógicas mais inclusivas e representativas. Esta pesquisa nasceu das inquietações compartilhadas por três educadoras pretas, com vivências em diferentes contextos: uma professora de escola privada, uma professora da rede pública e uma diretora de creche pública. Apesar das realidades distintas, todas identificaram a urgência de construir ambientes escolares comprometidos com o combate ao racismo e a valorização da identidade de crianças negras. A partir dessas reflexões, desenvolveu-se este estudo na sala do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública onde uma das educadoras atua desde 2020. Muitos ambientes escolares ainda seguem padrões visuais que ignoram a diversidade étnico-racial, com materiais genéricos e ausência de protagonismo negro. Este trabalho propõe a transformação desses espaços, promovendo intencionalmente a valorização da identidade negra por meio de elementos visuais, narrativas e práticas que dialogam com a vivência das crianças, contribuindo para o fortalecimento de uma identidade racial positiva. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamenta-se em Nilma Lino Gomes, que vê a escola como espaço estratégico para desenvolver uma identidade racial positiva; em bell hooks, que propõe uma educação crítica e libertadora; e na Lei 10.639/2003, que reforça o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira, promovendo a valorização da identidade negra e a equidade racial no contexto escolar. Entre os resultados parciais, destacam-se o fortalecimento da autoimagem, a ampliação da consciência racial e posturas mais empoderadas entre as crianças negras. As ações seguem em construção, evidenciando o caráter formativo e contínuo da proposta.

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