Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“POR QUE SOMOS PARECIDOS COM OS NOSSOS PAIS”? PROPOSTA DE LIVRO PARADIDÁTICO PARA ENSINO DE GENÉTICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A genética é a área da biologia que estuda os mecanismos de transmissão das características ao longo das gerações. Seu papel é fundamental no cotidiano da sociedade, estando presente em diversos setores, como na produção de alimentos, na área médica e na indústria alimentícia. Dado este amplo espectro de aplicações, essa disciplina é de elevada importância para a formação dos estudantes. No entanto, os assuntos de genética não são bem compreendidos no âmbito escolar, muitas vezes devido à complexidade dos conceitos trabalhados, a falta de contextualização com o dia a dia dos estudantes e a carência de recursos didáticos eficientes. Diante disso, os textos paradidáticos são ferramentas valiosas para complementar e reforçar os conteúdos dos livros tradicionalmente adotados pelas escolas, podendo tornar os assuntos mais acessíveis e conectados à realidade dos estudantes. Este trabalho teve como objetivo gerar um material paradidático, através da produção de uma história narrada no formato de um conto, abordando conceitos básicos dos mecanismos de herança biológica. A história produzida intitula-se: "Por que somos parecidos com nossos pais?", e parte do questionamento do garoto Gabriel, personagem principal do conto, um menino muito curioso e inteligente. Ao longo da narrativa, são abordados os conceitos de DNA, genes, cromossomos homólogos e alelos. O texto foi elaborado a partir de pesquisas em livros didáticos de biologia do ensino médio, para garantir uma fundamentação teórica-científica integrada à história. O conto possui linguagem simples e foi ilustrado com personagens e cenários coloridos, a fim de tornar a leitura mais atrativa e envolvente. Espera-se que o material paradidático produzido possa ser utilizado como um recurso didático que contribua para uma melhor contextualização e aprendizado dos conteúdos de genética, amenizando as dificuldades do ensino deste tema.

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