INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126963 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4861 "inscrito_id" => 10521 "titulo" => "INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "resumo" => "Este estudo analisa a política de inclusão e acessibilidade na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com ênfase nas ações desenvolvidas para atender estudantes com necessidades educacionais especiais. Em 2010, a UFRN iniciou um processo sistemático de inclusão, criando a Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE), com o objetivo de garantir o acesso de pessoas com necessidades específicas ao ensino superior. Em 2019, a CAENE foi reorganizada e transformada na Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA), com a finalidade de promover condições adequadas para a permanência de estudantes com necessidades educacionais especiais no ambiente acadêmico e profissional. O estudo, de natureza qualitativa e bibliográfica, revisita os principais instrumentos normativos que embasaram a criação e atuação da CAENE e da SIA, como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFRN, as resoluções internas e legislação pertinente. A pesquisa ainda analisa o impacto dessas políticas no cotidiano universitário, evidenciando os avanços na implementação de práticas inclusivas, como adaptações curriculares, infraestrutura acessível e apoio psicopedagógico. O estudo conclui que, apesar dos avanços, ainda existem desafios a serem superados para garantir uma inclusão plena e efetiva, sendo necessário o contínuo aprimoramento das ações institucionais para promover um ambiente acadêmico mais acessível e inclusivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10521_TB4861_21102025140029.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BUENA BRUNA ARAUJO MACÊDO" "autor_nome_curto" => "BUENA" "autor_email" => "buenabruna@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126963 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4861 "inscrito_id" => 10521 "titulo" => "INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "resumo" => "Este estudo analisa a política de inclusão e acessibilidade na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com ênfase nas ações desenvolvidas para atender estudantes com necessidades educacionais especiais. Em 2010, a UFRN iniciou um processo sistemático de inclusão, criando a Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE), com o objetivo de garantir o acesso de pessoas com necessidades específicas ao ensino superior. Em 2019, a CAENE foi reorganizada e transformada na Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA), com a finalidade de promover condições adequadas para a permanência de estudantes com necessidades educacionais especiais no ambiente acadêmico e profissional. O estudo, de natureza qualitativa e bibliográfica, revisita os principais instrumentos normativos que embasaram a criação e atuação da CAENE e da SIA, como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFRN, as resoluções internas e legislação pertinente. A pesquisa ainda analisa o impacto dessas políticas no cotidiano universitário, evidenciando os avanços na implementação de práticas inclusivas, como adaptações curriculares, infraestrutura acessível e apoio psicopedagógico. O estudo conclui que, apesar dos avanços, ainda existem desafios a serem superados para garantir uma inclusão plena e efetiva, sendo necessário o contínuo aprimoramento das ações institucionais para promover um ambiente acadêmico mais acessível e inclusivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10521_TB4861_21102025140029.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BUENA BRUNA ARAUJO MACÊDO" "autor_nome_curto" => "BUENA" "autor_email" => "buenabruna@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }