EXPERIÊNCIA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA EM WALTER BENJAMIN E NOS DOCUMENTOS ORIENTADORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126966 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4864 "inscrito_id" => 13206 "titulo" => "EXPERIÊNCIA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA EM WALTER BENJAMIN E NOS DOCUMENTOS ORIENTADORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS" "resumo" => "O presente trabalho objetiva expor aproximações e distanciamentos entre o conceito de experiência, delineado pelo filósofo Walter Benjamin, e o conceito de experiência apresentado nos documentos curriculares orientadores para a educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RMEF). A base teórica que compõe essa análise se fundamenta nas obras: O Narrador - Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov, Experiência e Pobreza e Sobre Alguns Temas em Baudelaire. Nessas produções, o filósofo alemão caracteriza a experiência como fruto da sabedoria presente na arte da narrativa, que se encontra em vias de extinção devido ao avanço da modernidade, a qual priva a sociedade do intercâmbio de experiências. Por sua vez, nos documentos orientadores da RMEF, a experiência [Erfahrung] é apresentada tanto em sua distinção das vivências [Erlebnis] quanto pelo viés de sua necessária ampliação nas práticas pedagógicas que sejam significativas e permeadas pela intencionalidade pedagógica. A metodologia empregada consiste na análise de conteúdo dos documentos orientadores para a educação infantil da RMEF, especificamente as Orientações Curriculares para Educação Infantil (2012) e sua Reedição (2022), o Currículo da Educação Infantil (2015) e a Base Nacional Comum Curricular: recontextualização curricular (2021). A aproximação entre os conceitos revela que ambos consideram a cultura e a arte como forma de ampliar as experiências infantis, transformando-as em reflexões críticas sobre o ser e estar no mundo. Além disso, demarcam as distinções entre vivências e experiências, sendo a experiência fruto da elaboração de memórias. O distanciamento indica que os conceitos usados retratam contextos históricos distintos: um filosófico, como crítica ao avanço da técnica na modernidade, que subverte as verdadeiras experiências e outro, do campo educacional, que cumpre demandas sociais e curriculares contemporâneas, pautado mais em vivências. Assim, os documentos da RME ora se aproximam, ora se afastam do pressuposto benjaminiano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13206_TB4864_27102025181247.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELE PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MICHELE PEREIRA" "autor_email" => "mipereira4@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126966 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4864 "inscrito_id" => 13206 "titulo" => "EXPERIÊNCIA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA EM WALTER BENJAMIN E NOS DOCUMENTOS ORIENTADORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS" "resumo" => "O presente trabalho objetiva expor aproximações e distanciamentos entre o conceito de experiência, delineado pelo filósofo Walter Benjamin, e o conceito de experiência apresentado nos documentos curriculares orientadores para a educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RMEF). A base teórica que compõe essa análise se fundamenta nas obras: O Narrador - Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov, Experiência e Pobreza e Sobre Alguns Temas em Baudelaire. Nessas produções, o filósofo alemão caracteriza a experiência como fruto da sabedoria presente na arte da narrativa, que se encontra em vias de extinção devido ao avanço da modernidade, a qual priva a sociedade do intercâmbio de experiências. Por sua vez, nos documentos orientadores da RMEF, a experiência [Erfahrung] é apresentada tanto em sua distinção das vivências [Erlebnis] quanto pelo viés de sua necessária ampliação nas práticas pedagógicas que sejam significativas e permeadas pela intencionalidade pedagógica. A metodologia empregada consiste na análise de conteúdo dos documentos orientadores para a educação infantil da RMEF, especificamente as Orientações Curriculares para Educação Infantil (2012) e sua Reedição (2022), o Currículo da Educação Infantil (2015) e a Base Nacional Comum Curricular: recontextualização curricular (2021). A aproximação entre os conceitos revela que ambos consideram a cultura e a arte como forma de ampliar as experiências infantis, transformando-as em reflexões críticas sobre o ser e estar no mundo. Além disso, demarcam as distinções entre vivências e experiências, sendo a experiência fruto da elaboração de memórias. O distanciamento indica que os conceitos usados retratam contextos históricos distintos: um filosófico, como crítica ao avanço da técnica na modernidade, que subverte as verdadeiras experiências e outro, do campo educacional, que cumpre demandas sociais e curriculares contemporâneas, pautado mais em vivências. Assim, os documentos da RME ora se aproximam, ora se afastam do pressuposto benjaminiano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13206_TB4864_27102025181247.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELE PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MICHELE PEREIRA" "autor_email" => "mipereira4@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }