Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TERRITÓRIOS DE EXPLORAÇÃO E APRENDEZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM AMBIENTE INCLUSIVO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica. Com base nisso, faz-se necessário reafirmar o compromisso com as infâncias, buscando maneiras de desenvolver integralmente as habilidades para a faixa etária de 0 a 5 anos. Quando falamos em Educação Infantil e planejamos estratégias que assegurem os direitos de aprendizagens e desenvolvimento, pensamos imediatamente nos eixos estruturantes que norteiam toda a prática na educação infantil: interações e brincadeiras. As DCNEI definem a criança, como: “Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura”. (DCNEI/2010). Podemos observar que nessa definição não há exclusão ou segregação, pelo contrário, a criança participa e constrói sua própria aprendizagem. Diante desse exposto, desenvolvemos uma proposta chamada de Territórios de Aprendizagem, desenvolvida na cidade de Campina Grande-PB, na creche municipal Walnyza Borborema Cunha Lima. Os Territórios de Aprendizagem, são propostas que visam a promoção do livre brincar entre diferentes faixas etárias. Os espaços externos são organizados com materiais diversos, à depender da intencionalidade educativa. Considera-se também, a organização estética dos materiais de maneira que as crianças queiram explorar, descobrir, conhecer. Nestes Territórios, todas as crianças independente das suas necessidades, interagem e brincam entre si, o espaço torna-se inclusivo e potencializa as interações e brincadeiras. Para fundamentar esse trabalho tomamos como referência a abordagem Regio Emilia criada por Loris Malaguzzi e Tereza Mantoan. Percebemos que os Territórios de Exploração de Aprendizagem, são totalmente inclusivos, pois, as crianças tem liberdade de escolha, interagem e brincam sem que haja nenhum tipo de exclusão ou segregação.

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