TERRITÓRIOS DE EXPLORAÇÃO E APRENDEZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM AMBIENTE INCLUSIVO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126969 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4867 "inscrito_id" => 819 "titulo" => "TERRITÓRIOS DE EXPLORAÇÃO E APRENDEZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM AMBIENTE INCLUSIVO" "resumo" => "A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica. Com base nisso, faz-se necessário reafirmar o compromisso com as infâncias, buscando maneiras de desenvolver integralmente as habilidades para a faixa etária de 0 a 5 anos. Quando falamos em Educação Infantil e planejamos estratégias que assegurem os direitos de aprendizagens e desenvolvimento, pensamos imediatamente nos eixos estruturantes que norteiam toda a prática na educação infantil: interações e brincadeiras. As DCNEI definem a criança, como: “Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura”. (DCNEI/2010). Podemos observar que nessa definição não há exclusão ou segregação, pelo contrário, a criança participa e constrói sua própria aprendizagem. Diante desse exposto, desenvolvemos uma proposta chamada de Territórios de Aprendizagem, desenvolvida na cidade de Campina Grande-PB, na creche municipal Walnyza Borborema Cunha Lima. Os Territórios de Aprendizagem, são propostas que visam a promoção do livre brincar entre diferentes faixas etárias. Os espaços externos são organizados com materiais diversos, à depender da intencionalidade educativa. Considera-se também, a organização estética dos materiais de maneira que as crianças queiram explorar, descobrir, conhecer. Nestes Territórios, todas as crianças independente das suas necessidades, interagem e brincam entre si, o espaço torna-se inclusivo e potencializa as interações e brincadeiras. Para fundamentar esse trabalho tomamos como referência a abordagem Regio Emilia criada por Loris Malaguzzi e Tereza Mantoan. Percebemos que os Territórios de Exploração de Aprendizagem, são totalmente inclusivos, pois, as crianças tem liberdade de escolha, interagem e brincam sem que haja nenhum tipo de exclusão ou segregação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID819_TB4867_16102025184517.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÍCERA BIANCA ALMEIDA SILVA" "autor_nome_curto" => "CÍCERA" "autor_email" => "biancaalmeidapedagoga@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126969 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4867 "inscrito_id" => 819 "titulo" => "TERRITÓRIOS DE EXPLORAÇÃO E APRENDEZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM AMBIENTE INCLUSIVO" "resumo" => "A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica. Com base nisso, faz-se necessário reafirmar o compromisso com as infâncias, buscando maneiras de desenvolver integralmente as habilidades para a faixa etária de 0 a 5 anos. Quando falamos em Educação Infantil e planejamos estratégias que assegurem os direitos de aprendizagens e desenvolvimento, pensamos imediatamente nos eixos estruturantes que norteiam toda a prática na educação infantil: interações e brincadeiras. As DCNEI definem a criança, como: “Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura”. (DCNEI/2010). Podemos observar que nessa definição não há exclusão ou segregação, pelo contrário, a criança participa e constrói sua própria aprendizagem. Diante desse exposto, desenvolvemos uma proposta chamada de Territórios de Aprendizagem, desenvolvida na cidade de Campina Grande-PB, na creche municipal Walnyza Borborema Cunha Lima. Os Territórios de Aprendizagem, são propostas que visam a promoção do livre brincar entre diferentes faixas etárias. Os espaços externos são organizados com materiais diversos, à depender da intencionalidade educativa. Considera-se também, a organização estética dos materiais de maneira que as crianças queiram explorar, descobrir, conhecer. Nestes Territórios, todas as crianças independente das suas necessidades, interagem e brincam entre si, o espaço torna-se inclusivo e potencializa as interações e brincadeiras. Para fundamentar esse trabalho tomamos como referência a abordagem Regio Emilia criada por Loris Malaguzzi e Tereza Mantoan. Percebemos que os Territórios de Exploração de Aprendizagem, são totalmente inclusivos, pois, as crianças tem liberdade de escolha, interagem e brincam sem que haja nenhum tipo de exclusão ou segregação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID819_TB4867_16102025184517.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÍCERA BIANCA ALMEIDA SILVA" "autor_nome_curto" => "CÍCERA" "autor_email" => "biancaalmeidapedagoga@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }