Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RÁDIO ESCOLA: POTENCIALIDADES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126973
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4879
    "inscrito_id" => 13375
    "titulo" => "RÁDIO ESCOLA: POTENCIALIDADES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e as mídias trazem implicações para todas as esferas da sociedade e exercem uma função cada vez mais significativa em diversos grupos, especialmente entre as crianças e os jovens. Entretanto, muitas escolas ainda oferecem uma educação tradicional, baseada na transmissão de informações e possuem um currículo que não condiz com a era digital, resultando em uma lacuna entre a cultura escolar e a cultura dos estudantes fora da escola. Visando ir na contramão dessa realidade, o presente trabalho tem como objetivo principal compreender como a implementação de uma rádio escolar desenvolveu as habilidades em língua inglesa dos estudantes em uma escola pública no Estado de Mato Grosso do Sul. O delineamento metodológico da investigação se pautou na abordagem qualitativa, por meio da pesquisa de campo. O referencial teórico-metodológico abrangeu autores que discutem as TDIC e as mídias na Educação (Buckingham, 2010; Selwyn, 2017; Valente, 2018; Fantin, 2023) e o ensino-aprendizagem de línguas adicionais (Rajagopalan, 2003; Pennycook, 2006; Paiva, 2015). Os resultados revelam que a implementação da rádio tornou o ambiente mais favorável à aprendizagem ativa e significativa, contribuindo com o desenvolvimento das habilidades linguísticas e de comunicação em língua inglesa dos alunos. Além disso, a utilização da tecnologia promoveu a aprendizagem centrada no estudante, tornando-a mais interessante e interativa. Evidenciou-se ainda que a tecnologia influenciou positivamente na motivação dos alunos e nas interações sociais. Espera-se que os resultados apresentados possam subsidiar os debates sobre o uso das tecnologias, especificamente, sobre o uso da rádio escola, possibilitando novos encaminhamentos de discussões e investigações. Julga-se ainda que os elementos abordados neste estudo favorecem o uso da língua inglesa e das TDIC com propósitos emancipatórios e transformadores, bem como incentivam o desenvolvimento de estratégias inovadoras no ensino-aprendizagem de línguas adicionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13375_TB4879_30102025121058.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMANTA ANTUNES KASPER"
    "autor_nome_curto" => "SAMANTA KASPER"
    "autor_email" => "samanta.kasper@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126973
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4879
    "inscrito_id" => 13375
    "titulo" => "RÁDIO ESCOLA: POTENCIALIDADES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e as mídias trazem implicações para todas as esferas da sociedade e exercem uma função cada vez mais significativa em diversos grupos, especialmente entre as crianças e os jovens. Entretanto, muitas escolas ainda oferecem uma educação tradicional, baseada na transmissão de informações e possuem um currículo que não condiz com a era digital, resultando em uma lacuna entre a cultura escolar e a cultura dos estudantes fora da escola. Visando ir na contramão dessa realidade, o presente trabalho tem como objetivo principal compreender como a implementação de uma rádio escolar desenvolveu as habilidades em língua inglesa dos estudantes em uma escola pública no Estado de Mato Grosso do Sul. O delineamento metodológico da investigação se pautou na abordagem qualitativa, por meio da pesquisa de campo. O referencial teórico-metodológico abrangeu autores que discutem as TDIC e as mídias na Educação (Buckingham, 2010; Selwyn, 2017; Valente, 2018; Fantin, 2023) e o ensino-aprendizagem de línguas adicionais (Rajagopalan, 2003; Pennycook, 2006; Paiva, 2015). Os resultados revelam que a implementação da rádio tornou o ambiente mais favorável à aprendizagem ativa e significativa, contribuindo com o desenvolvimento das habilidades linguísticas e de comunicação em língua inglesa dos alunos. Além disso, a utilização da tecnologia promoveu a aprendizagem centrada no estudante, tornando-a mais interessante e interativa. Evidenciou-se ainda que a tecnologia influenciou positivamente na motivação dos alunos e nas interações sociais. Espera-se que os resultados apresentados possam subsidiar os debates sobre o uso das tecnologias, especificamente, sobre o uso da rádio escola, possibilitando novos encaminhamentos de discussões e investigações. Julga-se ainda que os elementos abordados neste estudo favorecem o uso da língua inglesa e das TDIC com propósitos emancipatórios e transformadores, bem como incentivam o desenvolvimento de estratégias inovadoras no ensino-aprendizagem de línguas adicionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13375_TB4879_30102025121058.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMANTA ANTUNES KASPER"
    "autor_nome_curto" => "SAMANTA KASPER"
    "autor_email" => "samanta.kasper@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e as mídias trazem implicações para todas as esferas da sociedade e exercem uma função cada vez mais significativa em diversos grupos, especialmente entre as crianças e os jovens. Entretanto, muitas escolas ainda oferecem uma educação tradicional, baseada na transmissão de informações e possuem um currículo que não condiz com a era digital, resultando em uma lacuna entre a cultura escolar e a cultura dos estudantes fora da escola. Visando ir na contramão dessa realidade, o presente trabalho tem como objetivo principal compreender como a implementação de uma rádio escolar desenvolveu as habilidades em língua inglesa dos estudantes em uma escola pública no Estado de Mato Grosso do Sul. O delineamento metodológico da investigação se pautou na abordagem qualitativa, por meio da pesquisa de campo. O referencial teórico-metodológico abrangeu autores que discutem as TDIC e as mídias na Educação (Buckingham, 2010; Selwyn, 2017; Valente, 2018; Fantin, 2023) e o ensino-aprendizagem de línguas adicionais (Rajagopalan, 2003; Pennycook, 2006; Paiva, 2015). Os resultados revelam que a implementação da rádio tornou o ambiente mais favorável à aprendizagem ativa e significativa, contribuindo com o desenvolvimento das habilidades linguísticas e de comunicação em língua inglesa dos alunos. Além disso, a utilização da tecnologia promoveu a aprendizagem centrada no estudante, tornando-a mais interessante e interativa. Evidenciou-se ainda que a tecnologia influenciou positivamente na motivação dos alunos e nas interações sociais. Espera-se que os resultados apresentados possam subsidiar os debates sobre o uso das tecnologias, especificamente, sobre o uso da rádio escola, possibilitando novos encaminhamentos de discussões e investigações. Julga-se ainda que os elementos abordados neste estudo favorecem o uso da língua inglesa e das TDIC com propósitos emancipatórios e transformadores, bem como incentivam o desenvolvimento de estratégias inovadoras no ensino-aprendizagem de línguas adicionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.