RÁDIO ESCOLA: POTENCIALIDADES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126973 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4879 "inscrito_id" => 13375 "titulo" => "RÁDIO ESCOLA: POTENCIALIDADES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e as mídias trazem implicações para todas as esferas da sociedade e exercem uma função cada vez mais significativa em diversos grupos, especialmente entre as crianças e os jovens. Entretanto, muitas escolas ainda oferecem uma educação tradicional, baseada na transmissão de informações e possuem um currículo que não condiz com a era digital, resultando em uma lacuna entre a cultura escolar e a cultura dos estudantes fora da escola. Visando ir na contramão dessa realidade, o presente trabalho tem como objetivo principal compreender como a implementação de uma rádio escolar desenvolveu as habilidades em língua inglesa dos estudantes em uma escola pública no Estado de Mato Grosso do Sul. O delineamento metodológico da investigação se pautou na abordagem qualitativa, por meio da pesquisa de campo. O referencial teórico-metodológico abrangeu autores que discutem as TDIC e as mídias na Educação (Buckingham, 2010; Selwyn, 2017; Valente, 2018; Fantin, 2023) e o ensino-aprendizagem de línguas adicionais (Rajagopalan, 2003; Pennycook, 2006; Paiva, 2015). Os resultados revelam que a implementação da rádio tornou o ambiente mais favorável à aprendizagem ativa e significativa, contribuindo com o desenvolvimento das habilidades linguísticas e de comunicação em língua inglesa dos alunos. Além disso, a utilização da tecnologia promoveu a aprendizagem centrada no estudante, tornando-a mais interessante e interativa. Evidenciou-se ainda que a tecnologia influenciou positivamente na motivação dos alunos e nas interações sociais. Espera-se que os resultados apresentados possam subsidiar os debates sobre o uso das tecnologias, especificamente, sobre o uso da rádio escola, possibilitando novos encaminhamentos de discussões e investigações. Julga-se ainda que os elementos abordados neste estudo favorecem o uso da língua inglesa e das TDIC com propósitos emancipatórios e transformadores, bem como incentivam o desenvolvimento de estratégias inovadoras no ensino-aprendizagem de línguas adicionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13375_TB4879_30102025121058.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMANTA ANTUNES KASPER" "autor_nome_curto" => "SAMANTA KASPER" "autor_email" => "samanta.kasper@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126973 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4879 "inscrito_id" => 13375 "titulo" => "RÁDIO ESCOLA: POTENCIALIDADES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e as mídias trazem implicações para todas as esferas da sociedade e exercem uma função cada vez mais significativa em diversos grupos, especialmente entre as crianças e os jovens. Entretanto, muitas escolas ainda oferecem uma educação tradicional, baseada na transmissão de informações e possuem um currículo que não condiz com a era digital, resultando em uma lacuna entre a cultura escolar e a cultura dos estudantes fora da escola. Visando ir na contramão dessa realidade, o presente trabalho tem como objetivo principal compreender como a implementação de uma rádio escolar desenvolveu as habilidades em língua inglesa dos estudantes em uma escola pública no Estado de Mato Grosso do Sul. O delineamento metodológico da investigação se pautou na abordagem qualitativa, por meio da pesquisa de campo. O referencial teórico-metodológico abrangeu autores que discutem as TDIC e as mídias na Educação (Buckingham, 2010; Selwyn, 2017; Valente, 2018; Fantin, 2023) e o ensino-aprendizagem de línguas adicionais (Rajagopalan, 2003; Pennycook, 2006; Paiva, 2015). Os resultados revelam que a implementação da rádio tornou o ambiente mais favorável à aprendizagem ativa e significativa, contribuindo com o desenvolvimento das habilidades linguísticas e de comunicação em língua inglesa dos alunos. Além disso, a utilização da tecnologia promoveu a aprendizagem centrada no estudante, tornando-a mais interessante e interativa. Evidenciou-se ainda que a tecnologia influenciou positivamente na motivação dos alunos e nas interações sociais. Espera-se que os resultados apresentados possam subsidiar os debates sobre o uso das tecnologias, especificamente, sobre o uso da rádio escola, possibilitando novos encaminhamentos de discussões e investigações. Julga-se ainda que os elementos abordados neste estudo favorecem o uso da língua inglesa e das TDIC com propósitos emancipatórios e transformadores, bem como incentivam o desenvolvimento de estratégias inovadoras no ensino-aprendizagem de línguas adicionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13375_TB4879_30102025121058.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMANTA ANTUNES KASPER" "autor_nome_curto" => "SAMANTA KASPER" "autor_email" => "samanta.kasper@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }