Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE APOIO ESTAGIÁRIO PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE APUCARANA-PR.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho teve por intuito analisar a formação dos professores de apoio estagiários da Rede Municipal de Ensino de Apucarana-Pr, os quais são contratados de forma terceirizada pelo município para atuarem junto a alunos com necessidades especiais da rede. Ocorre que tais professores estagiários são contratados sem qualquer formação inicial voltada para a educação especial, o único requisito para essa contratação é estarem devidamente matriculados numa IES ou cursando o Magistério. Assim, pretendeu-se propor uma formação para estes profissionais que possa auxiliá-los em sua prática pedagógica como mediadores nas salas de aulas regulares junto aos professores regentes, tendo como base a Educação Inclusiva. A pesquisa utilizada combinou a pesquisa bibliográfica e pesquisa-intervenção colaborativa, com abordagem qualitativa. Inicialmente, fez-se um levantamento acerca da formação, importância e contribuições do professor de apoio para a Educação Inclusiva, a seguir, foi enviado através da plataforma Google Forms um questionário para os professores de apoio que são terceirizados (estagiários) e que atuam há pelo menos 3 (três) meses em salas de aulas regulares mediando a aprendizagem de alunos com necessidades especiais da rede Municipal de Apucarana-Pr. Após a coleta foi implementada uma formação com esses professores na qual se apresentou propostas didáticas e conceituais acerca da Educação Inclusiva. Finalmente, depois dessa formação, foi realizada uma nova coleta de dados para verificar se a capacitação destes profissionais pode contribuir para uma melhor atuação dos mesmos na Educação Inclusiva. O resultado demonstrou que uma formação inicial destes professores de apoio estagiários contribuiu efetivamente na prática docente (saber-fazer) dos mesmos, sobretudo no que tange a esta prática dentro de uma perspectiva inclusiva.

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