Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo discute a atuação do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), analisando a relação entre bibliotecas e acessibilidade, com foco na implementação do referido laboratório. O estudo é de natureza qualitativa e bibliográfica, fundamentado em levantamento teórico e histórico sobre o processo de criação e desenvolvimento da iniciativa. O Laboratório de Acessibilidade foi estabelecido em 2011, por meio de uma parceria entre a BCZM e a Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE). Para sua implementação, a biblioteca passou por um redimensionamento do espaço físico e adaptações arquitetônicas, com recursos provenientes do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), marcando os primeiros passos em direção à inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência na UFRN. O Laboratório de Acessibilidade integra a Coordenadoria de Apoio ao Usuário da BCZM, sendo responsável pela produção de materiais informacionais em formatos acessíveis, além de oferecer orientação e capacitação aos usuários sobre o uso de tecnologias assistivas. O laboratório segue as diretrizes administrativas da BCZM e as orientações técnico-financeiras da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA), anteriormente conhecida como CAENE. O trabalho do laboratório visa garantir a acessibilidade à informação e aos conteúdos didáticos essenciais para a formação acadêmica de estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE), promovendo um ambiente mais inclusivo no âmbito da UFRN. O artigo conclui que, embora o Laboratório de Acessibilidade tenha representado um avanço importante, a implementação plena de acessibilidade continua sendo um desafio a ser superado na universidade..

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