Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TRABALHO DO PROFESSOR AUXILIAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DA PROPOSTA DE PLANEJAMENTO COLABORATIVO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A inclusão das crianças com deficiências nas Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, tem exigido reflexões acerca da sua efetivação, entre estas destaca-se a atuação de dois professores simultaneamente no mesmo grupo, bem como, a portaria 28/2025 que altera a exigência de formação do profissional de apoio. No espaço da educação infantil entende-se trabalho colaborativo, como docência compartilhada entre os profissionais do grupo de atuação. Esta pesquisa objetiva elucidar como o trabalho colaborativo entre os profissionais de atuação dos grupos com crianças com deficiência, tem promovido a inclusão e o apoio necessário às suas necessidades específicas. Apesar das garantias legais asseguradas à pessoa com deficiência, questionamos se, efetivamente, nas práticas vivenciadas nas Unidades de Educação Infantil públicas, este direito tem sido suficiente para a inclusão destas crianças? Este estudo caracteriza-se em uma perspectiva qualitativa tendo como técnica a pesquisa bibliográfica. Como base teórica utilizamos o Modelo Social da Deficiência e autores como Jan W. Valle e David J. Connor são, entre outros, orientadores das análises. Os resultados preliminares apontam que, apesar dos avanços das pesquisas na área, da presença da Lei de Inclusão e os investimentos realizados na formação dos professores, o trabalho colaborativo pouco tem sido abordado e, menos ainda, efetivado no contexto da educação infantil. Assim, espera-se que este estudo contribua para uma construção coletiva e colaborativa entre todos os profissionais envolvidos no processo de inclusão, buscando encontrar estratégias que diminuam e eliminem as barreiras de acesso à aprendizagem e possa apoiar o processo de formação de professores trazendo o trabalho colaborativo como caminho para a inclusão almejada.

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