A ALFABETIZAÇÃO FONÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DO MÉTODO FÔNICO PARA A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TDAH
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126980 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4893 "inscrito_id" => 8338 "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO FONÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DO MÉTODO FÔNICO PARA A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TDAH" "resumo" => "Este estudo analisa a alfabetização fonética como abordagem essencial na Educação Infantil, destacando sua importância para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, especialmente em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Como foco central, busca-se investigar de que modo o método fônico, ao estabelecer relações entre sons e letras, contribui significativamente para a construção da consciência fonológica, habilidade fundamental na decodificação de palavras. A pesquisa tem por objetivo apresentar as contribuições do método fônico no processo de alfabetização, com ênfase na inclusão de crianças atípicas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em trabalhos acadêmicos disponíveis em plataformas como Scientific Electronic Library Online – SciELO, Google Acadêmico e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). O referencial teórico apoia-se em autores como Arthur Gomes Morais, Magda Soares, dentre outros autores que contribuem para a compreensão do desenvolvimento infantil no contexto da alfabetização e da educação inclusiva. Os resultados apontam que o desenvolvimento da consciência fonológica, aliado a práticas pedagógicas inclusivas, promove avanços significativos no processo de alfabetização de crianças com TDAH, favorecendo a fluência e a compreensão leitora. Conclui-se, portanto, que o método fônico, quando articulado a estratégias acessíveis e intencionais, configura-se como uma ferramenta eficaz no enfrentamento dos desafios da aprendizagem, promovendo uma alfabetização mais equitativa e significativa na Educação Infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8338_TB4893_27102025204444.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÔNATAS OLIVEIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JÔNATAS" "autor_email" => "jonatasoliveiradelima28@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126980 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4893 "inscrito_id" => 8338 "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO FONÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DO MÉTODO FÔNICO PARA A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TDAH" "resumo" => "Este estudo analisa a alfabetização fonética como abordagem essencial na Educação Infantil, destacando sua importância para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, especialmente em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Como foco central, busca-se investigar de que modo o método fônico, ao estabelecer relações entre sons e letras, contribui significativamente para a construção da consciência fonológica, habilidade fundamental na decodificação de palavras. A pesquisa tem por objetivo apresentar as contribuições do método fônico no processo de alfabetização, com ênfase na inclusão de crianças atípicas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em trabalhos acadêmicos disponíveis em plataformas como Scientific Electronic Library Online – SciELO, Google Acadêmico e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). O referencial teórico apoia-se em autores como Arthur Gomes Morais, Magda Soares, dentre outros autores que contribuem para a compreensão do desenvolvimento infantil no contexto da alfabetização e da educação inclusiva. Os resultados apontam que o desenvolvimento da consciência fonológica, aliado a práticas pedagógicas inclusivas, promove avanços significativos no processo de alfabetização de crianças com TDAH, favorecendo a fluência e a compreensão leitora. Conclui-se, portanto, que o método fônico, quando articulado a estratégias acessíveis e intencionais, configura-se como uma ferramenta eficaz no enfrentamento dos desafios da aprendizagem, promovendo uma alfabetização mais equitativa e significativa na Educação Infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8338_TB4893_27102025204444.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÔNATAS OLIVEIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JÔNATAS" "autor_email" => "jonatasoliveiradelima28@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }