Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICAS DE CURRÍCULO E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DOCENTE: ARTICULAÇÕES DISCURSIVAS POR HEGEMONIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Essa investigação problematiza as recentes Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica (Brasil, 2024a, 2024b). Para tal, se debruça sobre os discursos da profissionalização docente que vem sendo significados hegemonicamente como tentativa de estabelecer com precisão, dadas subjetividades nos diferentes traçados da racionalidade. Do ponto de vista teórico-metodológico, a pesquisa baseia-se em preceitos pós-estruturalistas e pós-fundacionalistas apoiados na Teoria Política do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe (2015), que veem o sujeito na posição de enunciador de significados produzidos por instituições e diversos contextos que o circundam, além de incorporações baseada em Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo (2011) no campo dos estudos curriculares. Argumenta-se que os discursos curriculares sublinhados na superfície textual do Parecer CNE/CP n.º 04/2024, endereça sentidos de uma formação discursiva permeados por uma ideia de um consenso ilusório, disputando negociações e estratégias de padronização da produção curricular para a docência, articulados por modelos lineares, homogêneos e pela lógica gerencialista do mercado econômico. Dito isso, conclui-se que a padronização da produção curricular ignora as diferenças e a diversidade nacional, deslegitimando a autonomia pedagógica e a consciência crítica das instituições formadoras, buscando medidas simplistas, restritas e instrumentais para a formação de professores. Considera-se importante realçar medidas não dicotômicas e não essencialistas, apostando em outras narrativas possíveis.

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