Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROMOVENDO A POPULARIZAÇÃO DA MECÂNICA DOS FLUIDOS POR INTERMÉDIO DE OFICINAS DIDÁTICAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A mecânica dos fluidos, área essencial para a interpretação de fenômenos físicos e para o desenvolvimento científico e tecnológico, é alvo de rejeição por grande parte dos estudantes de ensino médio, que relatam sentir dificuldades em estabelecer relações entre os modelos matemáticos e a realidade. Nesse sentido, a oficina didática é uma modalidade de ação que integra teoria e prática, podendo oferecer experiências de aprendizagem colaborativas e mais próximas do cotidiano estudantil. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi desenvolver, ministrar e avaliar uma oficina didática sobre Mecânica dos Fluidos, visando promover interações com a comunidade e contribuir para a popularização desta área do conhecimento. A estruturação da oficina foi concebida fundamentando-se nos pressupostos do Ensino por Investigação e em princípios da Educação Profissional e Tecnológica, apoiando-se nos trabalhos de Sasseron e Carvalho (2008) e Freire (1996). A oficina foi ministrada por alunos do 3º ano do curso Técnico em Química integrado ao ensino médio do Ifes campus Vila Velha, tendo como público-alvo alunos do 3º ano do ensino médio de duas escolas públicas estaduais externas ao Ifes. Como objetos e recursos pedagógicos, foi elaborado material teórico-conceitual, foram utilizadas plataformas de simulação com acesso gratuito e construídos protótipos de baixo custo, associando a experimentação virtual à real. A metodologia de aplicação das oficinas foi estruturada em três momentos: sensibilização inicial, experimentação de conceitos e socialização dos aprendizados. Os registros realizados em diários de campo, questionários e relatos durante as oficinas revelaram evidências de apropriação dos conceitos abordados. Assim, conclui-se que a oficina didática norteada pelo Ensino por Investigação contribuiu para a democratização do conhecimento científico e para o fortalecimento do vínculo entre instituição e sociedade.

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