A INTEGRAÇÃO DOS ESTUDOS CTS NO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126996 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4930 "inscrito_id" => 10803 "titulo" => "A INTEGRAÇÃO DOS ESTUDOS CTS NO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA" "resumo" => "O Bacharelado em Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte visa uma formação interdisciplinar que conecta ciência, tecnologia e suas implicações na sociedade. O curso oferece aos estudantes diversas trajetórias formativas, incluindo opções como engenharias de segundo ciclo, ênfases interdisciplinares, uma formação generalista e a possibilidade de entrada direta no mercado de trabalho. A partir dessa flexibilidade, os estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) são incorporados ao currículo, proporcionando uma análise crítica dos impactos da ciência e da tecnologia nas esferas social, cultural e ambiental. A pesquisa que fundamenta este estudo segue uma abordagem qualitativa (Bogdan; Biklen, 1994) e caracteriza-se como exploratória e descritiva (Gil, 2002), utilizando revisão bibliográfica e documental (Gil, 2002) como principais instrumentos de coleta de dados. A análise do material empírico foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo, conforme proposta por Bardin (2011). Os referenciais teóricos utilizados incluem autores como Bazzo (2018), Bazzo, Pereira e Von Linsingen (2000, 2003, 2008), Cabral (2020), Cabral e Bazzo (2011) e Freire (1996). Conclui-se que a inclusão dos estudos CTS no Bacharelado em Ciências e Tecnologia contribui para uma visão ampliada da ciência como uma construção social e aponta para desafios e oportunidades na formação de profissionais críticos e humanizados, promovendo um desenvolvimento científico e tecnológico ético e sustentável." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10803_TB4930_20102025191821.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIE IDÁLIA ARAUJO MACÊDO" "autor_nome_curto" => "JULIE" "autor_email" => "juliidalia@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126996 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4930 "inscrito_id" => 10803 "titulo" => "A INTEGRAÇÃO DOS ESTUDOS CTS NO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA" "resumo" => "O Bacharelado em Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte visa uma formação interdisciplinar que conecta ciência, tecnologia e suas implicações na sociedade. O curso oferece aos estudantes diversas trajetórias formativas, incluindo opções como engenharias de segundo ciclo, ênfases interdisciplinares, uma formação generalista e a possibilidade de entrada direta no mercado de trabalho. A partir dessa flexibilidade, os estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) são incorporados ao currículo, proporcionando uma análise crítica dos impactos da ciência e da tecnologia nas esferas social, cultural e ambiental. A pesquisa que fundamenta este estudo segue uma abordagem qualitativa (Bogdan; Biklen, 1994) e caracteriza-se como exploratória e descritiva (Gil, 2002), utilizando revisão bibliográfica e documental (Gil, 2002) como principais instrumentos de coleta de dados. A análise do material empírico foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo, conforme proposta por Bardin (2011). Os referenciais teóricos utilizados incluem autores como Bazzo (2018), Bazzo, Pereira e Von Linsingen (2000, 2003, 2008), Cabral (2020), Cabral e Bazzo (2011) e Freire (1996). Conclui-se que a inclusão dos estudos CTS no Bacharelado em Ciências e Tecnologia contribui para uma visão ampliada da ciência como uma construção social e aponta para desafios e oportunidades na formação de profissionais críticos e humanizados, promovendo um desenvolvimento científico e tecnológico ético e sustentável." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10803_TB4930_20102025191821.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIE IDÁLIA ARAUJO MACÊDO" "autor_nome_curto" => "JULIE" "autor_email" => "juliidalia@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }