O presente texto tem como objetivo discutir a formação do professor Pedagogo Hospitalar, com intuito de promover a superação de barreiras por parte dos educandos hospitalizados resguardando a eles seu exercício de cidadania através dos princípios de solidariedade. Nessa perspectiva, foi aberta uma discussão bastante informativa a respeito da formação de professores e, também, discorrido acerca de alguns aspectos da heterogeneidade como desafio na formação do Pedagogo Hospitalar nos dias atuais. A fundamentação teórica é baseada nas idéias de autores como González (2007), Matos & Mugiatti (2009), Freire (1996), Rorty (2007) dentre outros. Nesse estudo, a pedagogia hospitalar apresenta-se como uma ação pedagógica e solidaria que visa contemplar uma atenção integral ao cidadão, buscando através da mesma garantir o pleno direito de exercício de cidadania. Dessa forma, apresenta uma formação docente que exige uma prática pedagógica diferenciada e bastante particular. Finalmente, a pesquisa aponta para distinções significativas acerca das funções e atribuições do pedagogo hospitalar com base em sua formação.