Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SER E APRENDER: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA COMO DIREITO A PARTIR DO PARFOR EQUIDADE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho se constituiu a partir das trocas de experiências e discussões feitas nos estudos da 1ª turma de Segunda Licenciatura em Educação Especial Inclusiva (CAPES/UFR) – Parfor Equidade – em andamento no Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Rondonópolis-MT (UFR). O objetivo geral deste artigo é analisar os avanços e desafios relacionados à educação especial e inclusiva numa perspectiva dialógico-discursiva do sujeito como um ser histórico e cultural, a partir das vivências das estudantes do curso, que estão em sala de aula, algumas atuando na sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE), e outras com as vivências das salas comuns, com demandas cada vez mais diversas e desafiadoras, e também identificar como a medicalização tem adentrado os espaços escolares e “padronizado” os comportamentos do aprender; a eficácia das políticas públicas para uma educação verdadeiramente inclusiva; e, por fim, as concepções e uso da linguagem nos espaços escolares como instrumento ou barreira para uma inclusão equitativa. As discussões pretendidas neste estudo se ancoram nos princípios metodológicos da pesquisa qualitativa. Como elenca Minayo (1994), em se tratando de sujeitos sociais, o conhecimento é construído, pois o objeto da ciência é histórico nessas relações. As investigações se fundamentam nos estudos de Arroyo (2018), Bakhtin (2016), Lanuti (2022), Lima (2024), Mantoan e Moreira (2023), Senna (2019), entre outros. Os resultados apontam que é necessário desmistificar conceitos relacionados às deficiências, transtornos e distúrbios, também se faz necessária a separação entre o fazer pedagógico e o parecer médico. O espaço escolar precisa conhecer e aplicar os princípios e diretrizes da educação inclusiva no país, oferecendo ferramentas que viabilizem “uma escola para toda e cada pessoa”, inclusiva e de qualidade, pois inclusão não é apenas o ingresso na sala de aula, mas também a garantia de permanência de todas as pessoas nesse espaço.

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