Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE DESAFIOS E CONQUISTAS: A INCLUSÃO DE UM ALUNO SURDO NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NA CIDADE DE ITABAIANA/PB.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem origem numa pesquisa qualitativa que explora a realidade de um aluno surdo matriculado no IFPB na cidade de Itabaiana no Estado da Paraíba. Inicialmente, o aluno se percebia incapaz de superar os desafios e alcançar a compreensão necessária do conteúdo escolar, de modo que esse ambiente ao seu redor parecia estranho. Com a aquisição da Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua do indivíduo surdo, desvela o discente para novos conhecimentos e descobertas, dessa forma, inicia-se um processo de inclusão no uso diário da Libras, garantindo seu desenvolvimento e habilidades. A Lei 10436/2002, reconhece tal língua como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda brasileira. No caso deste aluno, a falta de domínio avançado da Libras criou barreiras na aprendizagem, gerando muitos desafios. Foi proposto ao aluno mecanismos de vencer estas dificuldades, incentivando-o a confiar em si e em sua capacidade de ser, aprender e realizar-se. Isso tudo aconteceu tendo como ponto de partida o estudo intensivo da Libras e a utilização de metodologias ativas de ensino. Com isso, o discente começou a desenvolver mais habilidades. A educação inclusiva é essencial para que toda criança tenha direito à educação e a oportunidade de aprendizagem (Oliveira, 2017). Nesse contexto, foi também empregado estratégias e metodologias direcionadas ao desenvolvimento da segunda língua (português em sua modalidade escrita), utilizando-se de recursos didáticos diversos e focando na prática da datilologia (soletração manual) e da escrita como uma constante. Por meio dessa prática e do uso de um núcleo como apoio, o desenvolvimento da compreensão e da aprendizagem vem se tornando cada dia mais evidente, através da autonomia e da participação ativa do aluno em sala de aula, evidenciada em apresentações de seminários e execução de tarefas no quadro. O que aponta para um processo de inclusão bem-sucedido.

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