Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LIMITES ÉTNICOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação inclusiva é um direito de crianças, baseado no reconhecimento da diversidade, que considera que o sistema educativo deve se adaptar a cada pessoa e atender suas necessidades Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, 2006). Apesar dos avanços realizados em prol da inclusão, na Espanha ainda há uma parte dos alunos que é separado da sala de aula regular e matriculada na Educação Especial, à margem do sistema educativo geral. A maioria dessas crianças são meninas e meninos com deficiência intelectual ou transtornos do espectro autista. A literatura científica internacional tem constatado que os alunos culturalmente diversos são matriculados na educação especial com maior frequência que o alunado da cultura majoritária (CHIEPPA; SANDOVAL, 2021; COOK; KIRU, 2018; CABALLEROS; ARTILES; GAMBOA, 2024). Na investigação que apresentamos nos propomos a estudar se isso também ocorre na Espanha e compreender os mecanismos pelos quais se produz. Para isso, utilizamos uma metodologia mista com questionários e entrevistas a orientadores escolares, docentes da educação especial, famílias e o próprio alunado. A literatura internacional tem sinalizado uma super-representação de alunos culturalmente diversos na educação especial por carências no processo de diagnóstico (preconceito, instrumentos inadequados) ou por fatores socioculturais das famílias. Nossos resultados, ainda preliminares, confirmam esta super-representação na Espanha a nível estatístico e acrescentam uma nova hipótese às anteriores: a existência de um “efeito chamada” pelo qual as famílias emigram buscando uma atenção educativa de qualidade e gratuita para seus filhos com deficiência, que muitas vezes em seu país de origem ainda não está disponível.

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