A METODOLOGIA ATIVA DE AVALIAÇÃO POR PARES NA DISCIPLINA DE TURISMO E MEIO AMBIENTE: UMA ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA.
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Nesse contexto, metodologias ativas, como a Avaliação por Pares, desempenham papel fundamental ao estimular o protagonismo discente, o pensamento crítico e a colaboração. Este artigo analisa a aplicação da Avaliação por Pares na disciplina Turismo e Meio Ambiente, do Curso Técnico em Guia de Turismo do Proeja, ofertado pelo Ifes – Campus Vitória. A metodologia adotada consistiu, inicialmente, na realização de visitas técnicas a destinos turísticos sustentáveis no Estado do Espírito Santo, como o Galpão das Paneleiras de Goiabeiras e a Ilha das Caieiras, em Vitória. Após as visitas, os estudantes foram organizados em grupos, sendo que cada equipe desenvolveu seu estudo de caso, abordando aspectos do turismo sustentável, práticas de mitigação de impactos ambientais, roteiros inovadores e iniciativas de preservação cultural nos locais visitados. 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