Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS E POTENCIALIDADES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO RIO GRANDE DO NORTE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho visa analisar o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) como uma ferramenta de intervenção e aprimoramento na formação de professores de Língua Portuguesa, tendo em vista o contexto educacional do estado do Rio Grande do Norte, que apresenta alguns dos “piores” resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Metodologicamente, a pesquisa segue uma abordagem qualitativa de cunho interpretativista, uma vez que a investigação discute como a experiência vivenciada pelos graduandos e professores envolvidos no PIBID pode contribuir para a superação de desafios educacionais regionais e promover uma formação mais qualificada e alinhada com as necessidades da rede pública de ensino concernente às práticas de leitura e escrita. Para tanto, os dados dizem respeito às contribuições que os Subprojetos de Língua Portuguesa, coordenados pela UFRN, apresentaram no período de 2022-2024. Teoricamente, a análise convoca autores como Freire (2003), Antunes (2010, 2023), Marcuschi (2008) dentre outros. Além disso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é documento relevante na discussão do estudo. Os resultados apontam que a atuação do PIBID se constitui em um potencial de transformação para os docentes e, consequentemente, para a melhoria da qualidade da educação no estado do RN no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.

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