Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIAS NEUROPSICOPEDAGÓGICAS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127019
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4977
    "inscrito_id" => 4673
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS NEUROPSICOPEDAGÓGICAS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA"
    "resumo" => "Este estudo teve como objetivo investigar estratégias neuropsicopedagógicas para a inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi realizada uma pesquisa qualitativa, baseada em revisão bibliográfica, com foco na análise de práticas pedagógicas inclusivas alinhadas aos princípios da neuropsicopedagogia. A educação inclusiva tem sido pauta essencial no âmbito educacional, sobretudo no que tange à integração dos alunos com TEA no ambiente escolar. Haja vista que o TEA é caracterizado por desafios nas áreas de interação social, comunicação e comportamento, o que demanda abordagens específicas que possa garantir a inclusão e o pleno desenvolvimento educacional desses alunos. Os resultados destacaram a relevância de estratégias como a personalização do ensino, o uso de recursos tecnológicos, a criação de ambientes sensorialmente adequados e o fortalecimento da formação docente. Também foi evidenciada a importância da colaboração entre escola e família no processo de inclusão. As limitações apontam para a necessidade de estudos empíricos que avaliem a eficácia das estratégias discutidas, além de maior integração entre políticas públicas e práticas pedagógicas. Assim, o trabalho pode contribuir para o campo da educação inclusiva ao oferecer um referencial teórico que apoia a implementação de práticas mais adaptadas e efetivas no contexto escolar, promovendo uma educação equitativa e acessível a todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4673_TB4977_29102025154456.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZAETE GOMES RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ELIZAETE"
    "autor_email" => "elizaetegomes@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127019
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4977
    "inscrito_id" => 4673
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS NEUROPSICOPEDAGÓGICAS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA"
    "resumo" => "Este estudo teve como objetivo investigar estratégias neuropsicopedagógicas para a inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi realizada uma pesquisa qualitativa, baseada em revisão bibliográfica, com foco na análise de práticas pedagógicas inclusivas alinhadas aos princípios da neuropsicopedagogia. A educação inclusiva tem sido pauta essencial no âmbito educacional, sobretudo no que tange à integração dos alunos com TEA no ambiente escolar. Haja vista que o TEA é caracterizado por desafios nas áreas de interação social, comunicação e comportamento, o que demanda abordagens específicas que possa garantir a inclusão e o pleno desenvolvimento educacional desses alunos. Os resultados destacaram a relevância de estratégias como a personalização do ensino, o uso de recursos tecnológicos, a criação de ambientes sensorialmente adequados e o fortalecimento da formação docente. Também foi evidenciada a importância da colaboração entre escola e família no processo de inclusão. As limitações apontam para a necessidade de estudos empíricos que avaliem a eficácia das estratégias discutidas, além de maior integração entre políticas públicas e práticas pedagógicas. Assim, o trabalho pode contribuir para o campo da educação inclusiva ao oferecer um referencial teórico que apoia a implementação de práticas mais adaptadas e efetivas no contexto escolar, promovendo uma educação equitativa e acessível a todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4673_TB4977_29102025154456.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZAETE GOMES RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ELIZAETE"
    "autor_email" => "elizaetegomes@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar estratégias neuropsicopedagógicas para a inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi realizada uma pesquisa qualitativa, baseada em revisão bibliográfica, com foco na análise de práticas pedagógicas inclusivas alinhadas aos princípios da neuropsicopedagogia. A educação inclusiva tem sido pauta essencial no âmbito educacional, sobretudo no que tange à integração dos alunos com TEA no ambiente escolar. Haja vista que o TEA é caracterizado por desafios nas áreas de interação social, comunicação e comportamento, o que demanda abordagens específicas que possa garantir a inclusão e o pleno desenvolvimento educacional desses alunos. Os resultados destacaram a relevância de estratégias como a personalização do ensino, o uso de recursos tecnológicos, a criação de ambientes sensorialmente adequados e o fortalecimento da formação docente. Também foi evidenciada a importância da colaboração entre escola e família no processo de inclusão. As limitações apontam para a necessidade de estudos empíricos que avaliem a eficácia das estratégias discutidas, além de maior integração entre políticas públicas e práticas pedagógicas. Assim, o trabalho pode contribuir para o campo da educação inclusiva ao oferecer um referencial teórico que apoia a implementação de práticas mais adaptadas e efetivas no contexto escolar, promovendo uma educação equitativa e acessível a todos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.