Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CONTATO PRECOCE COM A LIBRAS E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS SURDAS: UMA PERSPECTIVA SOCIOCONSTRUTIVISTA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O contato precoce com a Língua Brasileira de Sinais(Libras) é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças surdas, especialmente sob a ótica da teoria socioconstrutivista de Vygotsky (2009), que enfatiza a aprendizagem por meio das interações sociais e o papel da linguagem nesse processo. A Libras não apenas possibilita a comunicação, mas também serve como base para a construção do conhecimento. Autores surdos, como Skliar (1998), destacam a Libras como um direito essencial, que fortalece a identidade cultural surda e contribui para o desenvolvimento integral da criança. Esta pesquisa de caráter qualitativo inclui uma revisão bibliográfica e um estudo de caso, com o objetivo de analisar os efeitos do contato precoce com a Libras no desenvolvimento de funções cognitivas, como memória, raciocínio lógico e linguagem. Os resultados indicam que a familiarização com a Libras desde os primeiros anos de vida facilita a aquisição dessas habilidades, além de promover a socialização, a integração e o fortalecimento da identidade das crianças surdas. O estudo de caso adotado ilustra como a implementação da Libras em ambientes escolares inclusivos contribui para a adaptação e o aprendizado das crianças surdas. A pesquisa destaca que uma abordagem inclusiva, com colaboração entre professores e intérpretes de Libras, é crucial para garantir uma educação equitativa e eficaz. Os achados sugerem a necessidade urgente de políticas educacionais que assegurem o acesso à Libras desde a educação infantil, com o intuito de proporcionar uma educação verdadeiramente inclusiva e promover o desenvolvimento completo das crianças surdas em suas dimensões cognitivas, emocionais e sociais.

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