Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA FERRAMENTA PARA AUXILIAR INTÉRPRETES EM LIBRAS, ESTUDANTES E PROFESSORES DE QUÍMICA - QUILIBRAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127032
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5002
    "inscrito_id" => 11284
    "titulo" => "UMA FERRAMENTA PARA AUXILIAR INTÉRPRETES EM LIBRAS, ESTUDANTES E PROFESSORES DE QUÍMICA - QUILIBRAS"
    "resumo" => "A importância do acesso na educação brasileira é necessária quando falamos sobre alunos com surdez. Esses ingressantes no ensino público desde a categoria do ensino aplicado (Regular, Integrado, Técnico e Superior) sofrem dinâmicas de aprendizagem. No Brasil o número são cerca de 10 milhões de surdos, equivalente a 5% da população mundial. Destes com diferentes graus de surdez e dificuldades de fala por meio da linguagem de sinais, LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Portanto o objetivo deste trabalho foi desenvolver um aplicativo que pudesse ajudar os estudantes, interpretes em Libras e professores no ensino de disciplinas de Química. Para a criação do aplicativo foi dividido em 5 grupos: análise de campo; designer do aplicativo; desenvolvimento; aplicação e o processo de treinamento. Como resultado do aplicativo tem-se o estudante da graduação do curso Bacharelado em Química Industrial. “Rick Farley Ciriaco Marques, eu tive muitas dificuldades no ano de 2019, pois eu não tinha um Intérprete de Libras para me acompanhar, por causa disso, sofri bastante para estudar as disciplinas, eu tive que me esforçar muito para conseguir ser aprovado nas disciplinas, eu era o único aluno surdo da sala, os outros eram todos ouvintes. Eu gostei muito da iniciativa que a professora Elisangela teve, de olhar para mim e ver minhas dificuldades, e que eu não tinha ninguém que me acompanhasse naquele momento, e pensando nisso, a professora com alguns alunos de Química realizaram esse projeto chamado QuiLibras onde um boneco de Inteligência artificial realiza os sinais em Libras, me ajudando a compreender um pouco mais dos assuntos da disciplina de Química Geral, esse aplicativo me ajudou a concluir a disciplina e conseguir ser aprovado, espero que ele possa ajudar outros alunos, assim como me ajudou”."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11284_TB5002_26102025235413.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISANGELA COSTA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ELISANGELA"
    "autor_email" => "elisangela.santos@ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127032
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5002
    "inscrito_id" => 11284
    "titulo" => "UMA FERRAMENTA PARA AUXILIAR INTÉRPRETES EM LIBRAS, ESTUDANTES E PROFESSORES DE QUÍMICA - QUILIBRAS"
    "resumo" => "A importância do acesso na educação brasileira é necessária quando falamos sobre alunos com surdez. Esses ingressantes no ensino público desde a categoria do ensino aplicado (Regular, Integrado, Técnico e Superior) sofrem dinâmicas de aprendizagem. No Brasil o número são cerca de 10 milhões de surdos, equivalente a 5% da população mundial. Destes com diferentes graus de surdez e dificuldades de fala por meio da linguagem de sinais, LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Portanto o objetivo deste trabalho foi desenvolver um aplicativo que pudesse ajudar os estudantes, interpretes em Libras e professores no ensino de disciplinas de Química. Para a criação do aplicativo foi dividido em 5 grupos: análise de campo; designer do aplicativo; desenvolvimento; aplicação e o processo de treinamento. Como resultado do aplicativo tem-se o estudante da graduação do curso Bacharelado em Química Industrial. “Rick Farley Ciriaco Marques, eu tive muitas dificuldades no ano de 2019, pois eu não tinha um Intérprete de Libras para me acompanhar, por causa disso, sofri bastante para estudar as disciplinas, eu tive que me esforçar muito para conseguir ser aprovado nas disciplinas, eu era o único aluno surdo da sala, os outros eram todos ouvintes. Eu gostei muito da iniciativa que a professora Elisangela teve, de olhar para mim e ver minhas dificuldades, e que eu não tinha ninguém que me acompanhasse naquele momento, e pensando nisso, a professora com alguns alunos de Química realizaram esse projeto chamado QuiLibras onde um boneco de Inteligência artificial realiza os sinais em Libras, me ajudando a compreender um pouco mais dos assuntos da disciplina de Química Geral, esse aplicativo me ajudou a concluir a disciplina e conseguir ser aprovado, espero que ele possa ajudar outros alunos, assim como me ajudou”."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11284_TB5002_26102025235413.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISANGELA COSTA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ELISANGELA"
    "autor_email" => "elisangela.santos@ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A importância do acesso na educação brasileira é necessária quando falamos sobre alunos com surdez. Esses ingressantes no ensino público desde a categoria do ensino aplicado (Regular, Integrado, Técnico e Superior) sofrem dinâmicas de aprendizagem. No Brasil o número são cerca de 10 milhões de surdos, equivalente a 5% da população mundial. Destes com diferentes graus de surdez e dificuldades de fala por meio da linguagem de sinais, LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Portanto o objetivo deste trabalho foi desenvolver um aplicativo que pudesse ajudar os estudantes, interpretes em Libras e professores no ensino de disciplinas de Química. Para a criação do aplicativo foi dividido em 5 grupos: análise de campo; designer do aplicativo; desenvolvimento; aplicação e o processo de treinamento. Como resultado do aplicativo tem-se o estudante da graduação do curso Bacharelado em Química Industrial. “Rick Farley Ciriaco Marques, eu tive muitas dificuldades no ano de 2019, pois eu não tinha um Intérprete de Libras para me acompanhar, por causa disso, sofri bastante para estudar as disciplinas, eu tive que me esforçar muito para conseguir ser aprovado nas disciplinas, eu era o único aluno surdo da sala, os outros eram todos ouvintes. Eu gostei muito da iniciativa que a professora Elisangela teve, de olhar para mim e ver minhas dificuldades, e que eu não tinha ninguém que me acompanhasse naquele momento, e pensando nisso, a professora com alguns alunos de Química realizaram esse projeto chamado QuiLibras onde um boneco de Inteligência artificial realiza os sinais em Libras, me ajudando a compreender um pouco mais dos assuntos da disciplina de Química Geral, esse aplicativo me ajudou a concluir a disciplina e conseguir ser aprovado, espero que ele possa ajudar outros alunos, assim como me ajudou”.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.