Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESCOLAS FRONTEIRIÇAS INTERCULTURAIS: UMA ANÁLISE DA ANDALUZIA-ESPANHA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A globalização, compreendida como um processo de ampliação das dinâmicas econômicas, políticas e culturais em escala mundial, impacta profundamente as sociedades contemporâneas, incluindo os ambientes educacionais. Entre os efeitos desse fenômeno, destacam-se as questões relacionadas à diversidade cultural e às relações interculturais entre países e comunidades. Nesse cenário, os territórios de fronteira assumem papel central, especialmente no contexto das instituições educacionais ali situadas. Diante desse contexto, torna-se relevante investigar como os currículos escolares em regiões fronteiriças abordam a diversidade e a interculturalidade em sala de aula, indo além do ensino de línguas, e de que maneira promovem o diálogo entre culturas, ampliando as possibilidades de compreensão cultural e linguística. Esta pesquisa apresenta dados coletados em um estudo realizado com escolas de fronteira na Espanha, participantes do Programa de Escolas Bilíngues Interculturais de Fronteira (PEBIF), promovido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) na Comunidade Autônoma da Andaluzia. A investigação é fundamentada nos aportes teóricos DE WALSH (1998, 2005, 2012), DUSSEL (2005), GOENECHEA, MACHÍN ÁLVAREZ E BELKAT (2024), e MATOS (2014), e busca relatar as experiências de docentes e gestores(as) das instituições envolvidas, bem como suas percepções sobre a proposta do programa e os impactos do PEBIF em suas práticas pedagógicas. A metodologia adotada foi qualitativa, com entrevistas gravadas e posteriormente transcritas para uma análise mais aprofundada. Os resultados preliminares indicam uma avaliação positiva do programa por parte dos participantes. No entanto, evidenciam que a interculturalidade tem sido trabalhada de maneira pontual e limitada ao escopo do PEBIF e que entre os principais desafios apontados estão a escassez de tempo, a intensidade do processo formativo e as barreiras linguísticas.

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