Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GAMIFICAÇÃO E PALEONTOLOGIA: DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DE CARTAS EDUCATIVO SOBRE A MEGAFAUNA BRASILEIRA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O estudo da megafauna brasileira revela um período caracterizado pela presença de mamíferos terrestres de grande porte, extintos no Pleistoceno e Holoceno inicial. A análise de fósseis, como os de Eremotherium (preguiça-gigante) e Glyptodon (tatu-gigante), fornece informações cruciais sobre a biodiversidade passada do Brasil, suas adaptações morfológicas e paleoecologia. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo transformar o fascinante mundo da megafauna pré-histórica brasileira em uma experiência de aprendizado divertida e interativa através de um jogo de cartas educativo. A metodologia para a confecção do jogo foi com cartas que retratam espécies como Toxodon e Eremotherium, utilizando informações científicas extraídas de artigos e livros especializados, com destaque para características como dieta, habitat e contexto geológico. As ilustrações das cartas foram baseadas em reconstruções disponíveis no site PaleoZoo Br, garantindo precisão visual aliada a um design atraente para jovens. O processo de criação envolveu três etapas: pesquisa bibliográfica para seleção e validação dos dados, desenvolvimento das cartas (com textos simplificados e imagens) e ajuste das mecânicas de jogo para equilibrar entretenimento e rigor científico. O produto final foi um protótipo com 30 cartas e um manual que explica as regras e contextualiza a importância da megafauna para o Brasil, destacando seu papel ecológico e histórico. A iniciativa demonstrou como jogos podem ser ferramentas eficazes para popularizar a ciência, transformando informações complexas em elementos interativos e competitivos. Além disso, o projeto reforça a relevância de recursos visuais de qualidade, como as ilustrações científicas utilizadas, para engajar o público. O material foi pensado para ser adaptável a diferentes contextos educativos, desde salas de aula a exposições museológicas.

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