A VIVÊNCIA DE PIBID COM A GAMIFICAÇÃO NA DISCIPLINA DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127036 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5010 "inscrito_id" => 6135 "titulo" => "A VIVÊNCIA DE PIBID COM A GAMIFICAÇÃO NA DISCIPLINA DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O Programa de Iniciação à Docência (PIBID) caracteriza uma parte essencial durante a trajetória acadêmica do graduando, sobretudo para aqueles que cursam uma dupla licenciatura, como é nosso caso, licenciandos de Letras Modernas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Ser bolsista neste programa foi extremamente enriquecedor para a futura prática docente, proporcionando experiências únicas. A disciplina, na qual o programa foi aplicado, foi de Língua Inglesa no segundo ano do Ensino Médio em uma escola pública no interior da Bahia. O enfoque desta regência, então, foi a gamificação enquanto ferramenta de ensino de Língua Estrangeira. Dessa forma, as experiências vivenciadas contribuíram também para o aprendizado dos estudantes da Educação Básica, levando ludicidade e dinamização ao ensino, de modo que os estudantes se sentissem tentados a participarem ativamente das atividades propostas e, consequentemente, usassem a língua estrangeira como meio de interação e construção identitária. A praticidade da sala de aula é adquirida com o tempo e, neste caso, ocorreu com a condução do professor supervisor, que se propôs a auxiliar nas aplicações dos jogos e nas adaptações necessárias quando da transferência da teoria da atividade proposta para a prática. Assim, na sala de aula, foram vivenciadas, além das interações com os alunos, as oportunidades de lidar com a realidade da turma, de modo que pudéssemos aprimorar nossas percepções de ensino/aprendizagem de língua, sobretudo da Língua Inglesa, tornando o aluno participante integralmente ativo nas atividades e discussões suscitadas em aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6135_TB5010_26102025172929.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILLY SILVA MOREIRA VIANA" "autor_nome_curto" => "EMILLY" "autor_email" => "emillyviana194@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127036 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5010 "inscrito_id" => 6135 "titulo" => "A VIVÊNCIA DE PIBID COM A GAMIFICAÇÃO NA DISCIPLINA DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O Programa de Iniciação à Docência (PIBID) caracteriza uma parte essencial durante a trajetória acadêmica do graduando, sobretudo para aqueles que cursam uma dupla licenciatura, como é nosso caso, licenciandos de Letras Modernas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Ser bolsista neste programa foi extremamente enriquecedor para a futura prática docente, proporcionando experiências únicas. A disciplina, na qual o programa foi aplicado, foi de Língua Inglesa no segundo ano do Ensino Médio em uma escola pública no interior da Bahia. O enfoque desta regência, então, foi a gamificação enquanto ferramenta de ensino de Língua Estrangeira. Dessa forma, as experiências vivenciadas contribuíram também para o aprendizado dos estudantes da Educação Básica, levando ludicidade e dinamização ao ensino, de modo que os estudantes se sentissem tentados a participarem ativamente das atividades propostas e, consequentemente, usassem a língua estrangeira como meio de interação e construção identitária. A praticidade da sala de aula é adquirida com o tempo e, neste caso, ocorreu com a condução do professor supervisor, que se propôs a auxiliar nas aplicações dos jogos e nas adaptações necessárias quando da transferência da teoria da atividade proposta para a prática. Assim, na sala de aula, foram vivenciadas, além das interações com os alunos, as oportunidades de lidar com a realidade da turma, de modo que pudéssemos aprimorar nossas percepções de ensino/aprendizagem de língua, sobretudo da Língua Inglesa, tornando o aluno participante integralmente ativo nas atividades e discussões suscitadas em aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6135_TB5010_26102025172929.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILLY SILVA MOREIRA VIANA" "autor_nome_curto" => "EMILLY" "autor_email" => "emillyviana194@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }