Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS PESQUISAS DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: ANÁLISE DE TRABALHOS PUBLICADOS NO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (2014-2021)

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O estágio supervisionado é um componente essencial na formação de professores, funcionando como um espaço de integração entre teoria e prática, onde futuros docentes têm a oportunidade de experimentar e refletir sobre as potencialidades da prática pedagógica. O trabalho objetiva analisar o que dizem as pesquisas de educação em ciências acerca do estágio supervisionado obrigatório. A pesquisa foi conduzida por meio de um estudo bibliográfico com abordagem qualitativa, utilizando como referência os artigos publicados nas quatro últimas edições do ENEBIO. Primeiramente, foi estabelecida a questão central da pesquisa, seguida da busca por artigos que abordassem a temática do estágio supervisionado, cujos foram analisados o título e o resumo de cada trabalho. Tal análise resultou na seleção de doze artigos, três artigos de cada edição do ENEBIO, entre os quais três são estudo de caso, oito são relatos de experiência e um é um estudo exploratório. A partir da leitura dos artigos foi possível constatar que o contexto educacional atual é marcado pelas consequências de políticas neoliberais que enfatizam uma formação técnica e superficial, limitando a compreensão do papel do docente a uma adaptação rápida às exigências do mercado, reduzindo a formação a um processo funcional e enfraquecendo a construção crítica e reflexiva dos educadores, levando a uma supervalorização da educação tradicional. Nesse cenário, é importante ressaltar que o estágio transcende a mera aplicação de técnicas. Na verdade ele representa um espaço de conhecimento que estimula a autonomia e a investigação pedagógica, fundamentais para o desenvolvimento de práticas educativas contextualizadas. Portanto, o estágio supervisionado é uma etapa crucial na formação docente, permitindo a integração entre teoria e prática, ao ultrapassar uma visão reducionista da formação, o estágio reafirma sua relevância como um espaço de aprendizado e desenvolvimento de práticas pedagógicas transformadoras, contribuindo para uma educação alinhada com a realidade social.

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