FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PEDAGOGOS E A MODELAGEM MATEMÁTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127042 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5021 "inscrito_id" => 13660 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PEDAGOGOS E A MODELAGEM MATEMÁTICA" "resumo" => "Esta pesquisa apresenta as análises de uma formação continuada para um grupo de professores pedagogos com base na reflexividade na qual apresenta a Modelagem Matemática como estratégia possível para o ensino em sala de aula. Temos por professor pedagogo, o profissional que ensina dentre outros componentes curriculares, a matemática nos anos iniciais e não possui licenciatura em matemática, e sim em pedagogia, ou seja, professor “polivalente” (aquele que leciona em mais de uma disciplina para a mesma turma). O presente trabalho busca contribuir com uma realidade vivenciada dentro do processo de aprendizagem no período pós-pandemia considerando os desafios em se trabalhar com Matemática em sala de aula. Nesse sentido, teve-se por objetivo trabalhar com os professores que ensinam matemática nos anos iniciais, a Modelagem Matemática sob a ótica da Teoria do Professor Reflexivo. Para tanto, foi oferecido um curso de formação continuada aos professores dos anos iniciais em uma escola pública no interior X apresentando a Modelagem Matemática como alternativa pedagógica possível para o ensino em sala de aula com ênfase no professor reflexivo. Trazemos nos resultados e discussões das falas dos professores durante o curso de formação continuada. Partindo do princípio do professor reflexivo, este trabalho visa contribuir e inspirar professores e pesquisadores a adotarem práticas reflexivas a partir do uso da modelagem matemática em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13660_TB5021_20102025155822.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSCELAINE MARTINS DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "JUSCELAINE" "autor_email" => "juscelaine-mf@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127042 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5021 "inscrito_id" => 13660 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PEDAGOGOS E A MODELAGEM MATEMÁTICA" "resumo" => "Esta pesquisa apresenta as análises de uma formação continuada para um grupo de professores pedagogos com base na reflexividade na qual apresenta a Modelagem Matemática como estratégia possível para o ensino em sala de aula. Temos por professor pedagogo, o profissional que ensina dentre outros componentes curriculares, a matemática nos anos iniciais e não possui licenciatura em matemática, e sim em pedagogia, ou seja, professor “polivalente” (aquele que leciona em mais de uma disciplina para a mesma turma). O presente trabalho busca contribuir com uma realidade vivenciada dentro do processo de aprendizagem no período pós-pandemia considerando os desafios em se trabalhar com Matemática em sala de aula. Nesse sentido, teve-se por objetivo trabalhar com os professores que ensinam matemática nos anos iniciais, a Modelagem Matemática sob a ótica da Teoria do Professor Reflexivo. Para tanto, foi oferecido um curso de formação continuada aos professores dos anos iniciais em uma escola pública no interior X apresentando a Modelagem Matemática como alternativa pedagógica possível para o ensino em sala de aula com ênfase no professor reflexivo. Trazemos nos resultados e discussões das falas dos professores durante o curso de formação continuada. Partindo do princípio do professor reflexivo, este trabalho visa contribuir e inspirar professores e pesquisadores a adotarem práticas reflexivas a partir do uso da modelagem matemática em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13660_TB5021_20102025155822.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSCELAINE MARTINS DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "JUSCELAINE" "autor_email" => "juscelaine-mf@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }