TERRÁRIOS: UM LABORATÓRIO VIVO PARA O ESTUDO DE INTERAÇÕES ECOLÓGICAS NA PRÁTICA EDUCACIONAL
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Nesse contexto, a construção de terrários surge como uma alternativa prática e eficaz para o ensino de relações ecológicas. O presente trabalho visa demonstrar os benefícios da utilização de aulas práticas, como a construção de terrários, no ensino de ciências, especialmente no que se refere às relações ecológicas. A prática foi realizada por bolsistas do PIBID (Programa de Iniciação à Docência) na Escola Municipal Dinarte Mariz – Mossoró/RN, onde os alunos construíram terrários após uma aula teórica sobre ecologia. Durante a montagem dos terrários, os conceitos teóricos foram retomados e aplicados à prática, com foco nas interações ecológicas observadas no terrário. Os alunos puderam visualizar na prática conceitos como cadeias alimentares, ciclos de nutrientes e relações de dependência entre os seres vivos. Após a montagem, os terrários foram expostos na entrada da escola, permitindo que os alunos acompanhassem o desenvolvimento do ecossistema em miniatura a longo prazo. 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