Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TERRÁRIOS: UM LABORATÓRIO VIVO PARA O ESTUDO DE INTERAÇÕES ECOLÓGICAS NA PRÁTICA EDUCACIONAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de ecologia é essencial para a compreensão das interações entre seres vivos e o ambiente, contribuindo para a formação da consciência ecológica dos estudantes. No entanto, métodos tradicionais de ensino muitas vezes se limitam a conceitos teóricos, dificultando a contextualização e o aprofundamento do conteúdo. Nesse contexto, a construção de terrários surge como uma alternativa prática e eficaz para o ensino de relações ecológicas. O presente trabalho visa demonstrar os benefícios da utilização de aulas práticas, como a construção de terrários, no ensino de ciências, especialmente no que se refere às relações ecológicas. A prática foi realizada por bolsistas do PIBID (Programa de Iniciação à Docência) na Escola Municipal Dinarte Mariz – Mossoró/RN, onde os alunos construíram terrários após uma aula teórica sobre ecologia. Durante a montagem dos terrários, os conceitos teóricos foram retomados e aplicados à prática, com foco nas interações ecológicas observadas no terrário. Os alunos puderam visualizar na prática conceitos como cadeias alimentares, ciclos de nutrientes e relações de dependência entre os seres vivos. Após a montagem, os terrários foram expostos na entrada da escola, permitindo que os alunos acompanhassem o desenvolvimento do ecossistema em miniatura a longo prazo. Além disso, outras turmas tiveram a oportunidade de aprender sobre relações ecológicas a partir da observação dos terrários. A construção de terrários mostrou-se um método ativo e eficaz para o ensino de ecologia, permitindo o aprofundamento de conceitos na prática e a visualização das interações ecológicas. A atividade incentivou a participação ativa dos estudantes, melhorando a compreensão e estimulando a discussão sobre diversidade e impactos humanos no meio ambiente. Portanto, a experiência dessa produção demonstrou ser um instrumento didático valioso para o ensino de ecologia, proporcionando a contextualização e assimilação de conceitos científicos, especialmente no que se refere às relações ecológicas.

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