LUDICIDADE E INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127046 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5032 "inscrito_id" => 13684 "titulo" => "LUDICIDADE E INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Este artigo apresenta reflexões acerca do uso de atividades didáticas que propiciem a ludicidade no processo de ensinar e aprender Matemática. É comum ouvir relatos de que a Matemática é uma disciplina complexa e de difícil compreensão ou alunos que não veem motivação para estudá-la, o que pode levar abaixo desempenho. Nesse sentido, objetivamos apresentar uma forma lúdica de aprender conceitos matemáticos como a lógica, padrões e sequências por meio de truques matemáticos e mostrar que o uso de princípios da investigação como prática de ensino, como o questionamento, reflexões das observações, levantamento de hipóteses, realização, comunicação e explicação podem ser uma forma eficiente de motivar os alunos a ter mais interesse e estima pela Matemática. Como metodologia assumimos a pesquisa qualitativa, propondo uma estratégia de intervenção prática para a sala de aula, foi feita uma dinâmica dividida em duas partes principais, primeiramente os professores realizaram truques de mágica que apresentam em suas bases conceituais o uso da Matemática, posteriormente, após assistirem e analisarem o truque, os alunos tiveram que desvendar qual estratégia foi usada para desenvolvê-lo, isto é, qual seria o segredo por trás do truque. Embasam a pesquisa nos autores, como: (GONÇALVES, 2000), (MACHADO, D’AMBROSIO, 2014), (NUNES, 2016), (LIMA, 2021), (CASTRO, 2024), os dados utilizados foram, plano da estratégia, registos fotográficos e falas dos estudantes. Com as análises foi percetível o desenvolvimento dos alunos no sentido de participar mais da aula, ao proporem soluções para os truques, ao trabalharem em grupo, então foi possível observar que a junção entre Matemática e elementos que despertam a curiosidade dos estudantes propiciam desenvolvimento de habilidades necessárias para aprender matemática relacionadas a vida do aprendiz." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13684_TB5032_09112025205140.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLINGTON ALEXANDRE FERREIRA CASTRO" "autor_nome_curto" => "WELLINGTON" "autor_email" => "wellington.castro@icen.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127046 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5032 "inscrito_id" => 13684 "titulo" => "LUDICIDADE E INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Este artigo apresenta reflexões acerca do uso de atividades didáticas que propiciem a ludicidade no processo de ensinar e aprender Matemática. É comum ouvir relatos de que a Matemática é uma disciplina complexa e de difícil compreensão ou alunos que não veem motivação para estudá-la, o que pode levar abaixo desempenho. Nesse sentido, objetivamos apresentar uma forma lúdica de aprender conceitos matemáticos como a lógica, padrões e sequências por meio de truques matemáticos e mostrar que o uso de princípios da investigação como prática de ensino, como o questionamento, reflexões das observações, levantamento de hipóteses, realização, comunicação e explicação podem ser uma forma eficiente de motivar os alunos a ter mais interesse e estima pela Matemática. Como metodologia assumimos a pesquisa qualitativa, propondo uma estratégia de intervenção prática para a sala de aula, foi feita uma dinâmica dividida em duas partes principais, primeiramente os professores realizaram truques de mágica que apresentam em suas bases conceituais o uso da Matemática, posteriormente, após assistirem e analisarem o truque, os alunos tiveram que desvendar qual estratégia foi usada para desenvolvê-lo, isto é, qual seria o segredo por trás do truque. Embasam a pesquisa nos autores, como: (GONÇALVES, 2000), (MACHADO, D’AMBROSIO, 2014), (NUNES, 2016), (LIMA, 2021), (CASTRO, 2024), os dados utilizados foram, plano da estratégia, registos fotográficos e falas dos estudantes. Com as análises foi percetível o desenvolvimento dos alunos no sentido de participar mais da aula, ao proporem soluções para os truques, ao trabalharem em grupo, então foi possível observar que a junção entre Matemática e elementos que despertam a curiosidade dos estudantes propiciam desenvolvimento de habilidades necessárias para aprender matemática relacionadas a vida do aprendiz." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13684_TB5032_09112025205140.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLINGTON ALEXANDRE FERREIRA CASTRO" "autor_nome_curto" => "WELLINGTON" "autor_email" => "wellington.castro@icen.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }