Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LUDICIDADE E INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127046
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5032
    "inscrito_id" => 13684
    "titulo" => "LUDICIDADE E INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este artigo apresenta reflexões acerca do uso de atividades didáticas que propiciem a ludicidade no processo de ensinar e aprender Matemática. É comum ouvir relatos de que a Matemática é uma disciplina complexa e de difícil compreensão ou alunos que não veem motivação para estudá-la, o que pode levar abaixo desempenho. Nesse sentido, objetivamos apresentar uma forma lúdica de aprender conceitos matemáticos como a lógica, padrões e sequências por meio de truques matemáticos e mostrar que o uso de princípios da investigação como prática de ensino, como o questionamento, reflexões das observações, levantamento de hipóteses, realização, comunicação e explicação podem ser uma forma eficiente de motivar os alunos a ter mais interesse e estima pela Matemática. Como metodologia assumimos a pesquisa qualitativa, propondo uma estratégia de intervenção prática para a sala de aula, foi feita uma dinâmica dividida em duas partes principais, primeiramente os professores realizaram truques de mágica que apresentam em suas bases conceituais o uso da Matemática, posteriormente, após assistirem e analisarem o truque, os alunos tiveram que desvendar qual estratégia foi usada para desenvolvê-lo, isto é, qual seria o segredo por trás do truque. Embasam a pesquisa nos autores, como: (GONÇALVES, 2000), (MACHADO, D’AMBROSIO, 2014), (NUNES, 2016), (LIMA, 2021), (CASTRO, 2024), os dados utilizados foram, plano da estratégia, registos fotográficos e falas dos estudantes. Com as análises foi percetível o desenvolvimento dos alunos no sentido de participar mais da aula, ao proporem soluções para os truques, ao trabalharem em grupo, então foi possível observar que a junção entre Matemática e elementos que despertam a curiosidade dos estudantes propiciam desenvolvimento de habilidades necessárias para aprender matemática relacionadas a vida do aprendiz."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13684_TB5032_09112025205140.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELLINGTON ALEXANDRE FERREIRA CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "WELLINGTON"
    "autor_email" => "wellington.castro@icen.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127046
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5032
    "inscrito_id" => 13684
    "titulo" => "LUDICIDADE E INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este artigo apresenta reflexões acerca do uso de atividades didáticas que propiciem a ludicidade no processo de ensinar e aprender Matemática. É comum ouvir relatos de que a Matemática é uma disciplina complexa e de difícil compreensão ou alunos que não veem motivação para estudá-la, o que pode levar abaixo desempenho. Nesse sentido, objetivamos apresentar uma forma lúdica de aprender conceitos matemáticos como a lógica, padrões e sequências por meio de truques matemáticos e mostrar que o uso de princípios da investigação como prática de ensino, como o questionamento, reflexões das observações, levantamento de hipóteses, realização, comunicação e explicação podem ser uma forma eficiente de motivar os alunos a ter mais interesse e estima pela Matemática. Como metodologia assumimos a pesquisa qualitativa, propondo uma estratégia de intervenção prática para a sala de aula, foi feita uma dinâmica dividida em duas partes principais, primeiramente os professores realizaram truques de mágica que apresentam em suas bases conceituais o uso da Matemática, posteriormente, após assistirem e analisarem o truque, os alunos tiveram que desvendar qual estratégia foi usada para desenvolvê-lo, isto é, qual seria o segredo por trás do truque. Embasam a pesquisa nos autores, como: (GONÇALVES, 2000), (MACHADO, D’AMBROSIO, 2014), (NUNES, 2016), (LIMA, 2021), (CASTRO, 2024), os dados utilizados foram, plano da estratégia, registos fotográficos e falas dos estudantes. Com as análises foi percetível o desenvolvimento dos alunos no sentido de participar mais da aula, ao proporem soluções para os truques, ao trabalharem em grupo, então foi possível observar que a junção entre Matemática e elementos que despertam a curiosidade dos estudantes propiciam desenvolvimento de habilidades necessárias para aprender matemática relacionadas a vida do aprendiz."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13684_TB5032_09112025205140.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELLINGTON ALEXANDRE FERREIRA CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "WELLINGTON"
    "autor_email" => "wellington.castro@icen.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta reflexões acerca do uso de atividades didáticas que propiciem a ludicidade no processo de ensinar e aprender Matemática. É comum ouvir relatos de que a Matemática é uma disciplina complexa e de difícil compreensão ou alunos que não veem motivação para estudá-la, o que pode levar abaixo desempenho. Nesse sentido, objetivamos apresentar uma forma lúdica de aprender conceitos matemáticos como a lógica, padrões e sequências por meio de truques matemáticos e mostrar que o uso de princípios da investigação como prática de ensino, como o questionamento, reflexões das observações, levantamento de hipóteses, realização, comunicação e explicação podem ser uma forma eficiente de motivar os alunos a ter mais interesse e estima pela Matemática. Como metodologia assumimos a pesquisa qualitativa, propondo uma estratégia de intervenção prática para a sala de aula, foi feita uma dinâmica dividida em duas partes principais, primeiramente os professores realizaram truques de mágica que apresentam em suas bases conceituais o uso da Matemática, posteriormente, após assistirem e analisarem o truque, os alunos tiveram que desvendar qual estratégia foi usada para desenvolvê-lo, isto é, qual seria o segredo por trás do truque. Embasam a pesquisa nos autores, como: (GONÇALVES, 2000), (MACHADO, D’AMBROSIO, 2014), (NUNES, 2016), (LIMA, 2021), (CASTRO, 2024), os dados utilizados foram, plano da estratégia, registos fotográficos e falas dos estudantes. Com as análises foi percetível o desenvolvimento dos alunos no sentido de participar mais da aula, ao proporem soluções para os truques, ao trabalharem em grupo, então foi possível observar que a junção entre Matemática e elementos que despertam a curiosidade dos estudantes propiciam desenvolvimento de habilidades necessárias para aprender matemática relacionadas a vida do aprendiz.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.