DESAFIANDO A INTUIÇÃO SOBRE CIÊNCIAS NATURAIS NUMA PERSPECTIVA EXPERIMENTAL E CRÍTICA
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Fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), esta metodologia engloba teoria e prática através de atividades experimentais que estimulam o pensamento crítico, a formulação de hipóteses e a resolução de desafios. O processo didático inicia-se com um questionário diagnóstico que identifica os conhecimentos prévios dos estudantes, seguido por uma sequência de experimentos utilizando aparatos como planos inclinados, duplo cone e modelos que demonstram equilíbrio estável. Tais recursos permitem visualizar como fatores como geometria, distribuição de massa e atuação de forças influenciam o movimento dos corpos, possibilitando que os alunos questionem e revisem modelos teóricos à medida que novas evidências surgem. Para analisar a subsunção dos conceitos, serão aplicados questionários no início e ao final da sequência didática, avaliando a evolução do entendimento dos alunos sobre os métodos científicos e as leis naturais. 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